Imposto global único é uma medida positiva, mas exige reformas, diz presidente da Acijs

Presidente da ACIJS - Luis Hufenüssler Leigue

Por: Pedro Leal

04/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 04/11/2021 - 08:06

O presidente da Associação Empresarial (Acijs) e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), Luis Hufenüssler Leigue, avalia que a proposta lançada por líderes das 20 maiores economias do mundo em torno da criação de um imposto global único de 15% para as grandes empresas, é positiva para a definição de um sistema econômico mais isonômico, porém, o debate deve considerar outros fatores que influenciam a ideia de equidade fiscal entre os países.

A ideia em torno de uma reformulação das regras internacionais de tributação, formalizada no encerramento da reunião do G20 na Itália, havia sido aprovada em julho pelos ministros de finanças das 20 maiores economias do planeta, sendo referendada agora no encontro mundial de líderes.

Pelo acordo, a partir de 2023, todos os países irão tributar os lucros internacionais das empresas em pelo menos 15%. Os países que continuarem a aplicar impostos mais baixos serão retaliados.

Segundo a OCDE, cerca de US $ 150 bilhões devem ser arrecadados por ano em todo o planeta por empresas que promovem a evasão fiscal e deixam de investir e gerar empregos.

Luis Leigue entende que o debate surge em momento importante para a sustentabilidade econômica global, que deve ser acompanhada de mudanças estruturantes que alcancem não apenas corporações gigantes ou de atuação multinacional.

Dentre essas questões, cita reformas que cabem aos governos promover, como o Brasil, com as reformas administrativa, tributária e política. Para o empresário, se trata de uma condição essencial para que se tenha uma melhor gestão, com mais recursos e segurança na aplicação do que for arrecadado.

 

Novos investimentos

A WEG acaba de anunciar novos investimentos para a sua unidade fabril de Linhares, no Espírito Santo. A Companhia pretende destinar, até 2023, R$ 178,2 milhões para a modernização e ampliação da capacidade produtiva de motores elétricos na região.

 

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) mantém a expectativa de retomada da atividade econômica no segundo semestre deste ano, ainda que menos intensa e mais concentrada no setor de serviços. A avaliação consta na ata da última reunião do Copom, divulgada na quarta-feira (3), e reflete o impacto das limitações na oferta de insumos em determinadas cadeias produtivas, que devem perdurar até o próximo ano.

 

Vacina

O empregado que não tiver tomado vacina contra a Covid-19 não poderá ser demitido ou ser barrado em processo seletivo. A proibição consta da Portaria 620, publicada na segunda-feira (1°) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A medida vale tanto para empresas como para órgãos públicos. Em vídeo, o ministro Onyx Lorenzoni disse que a portaria protege o trabalhador e afirma que a escolha de vacinar-se pertence apenas ao cidadão.

Centro de Treinamento

Com sede em Corupá, o Grupo Eletropoll completou 22 anos com a inauguração em outubro do Centro de Treinamento Mario Pereira, em homenagem ao fundador da empresa, com o objetivo de proporcionar uma opção inédita de desenvolvimento e qualificação profissional a cada colaborador e, posteriormente, a toda a população do município e região.

Carros

A inflação tem afetado especialmente o setor automotivo, segundo a empresa KBB Brasil, especializada em cotações de preços de automóveis: este ano, os veículos novos tiveram aumento cinco vezes maior que a inflação do ano medida até agora. As informações são do Jornal da USP. Guilherme Moreira, economista e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, afirmou que, desde o início da pandemia, houve um aumento de várias matérias primas, como o alumínio, o cobre e o aço, o que acabou refletindo no custo dos carros.

Hackeado

Restaurantes cadastrados no iFood tiveram seus nomes alterados por mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contrárias à vacina na noite de terça-feira (3). As informações são do portal G1. Entre os Estados que foram alvo estão Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte.

 

Constrangimento

O Banco Santander (Brasil) S. A. foi condenado ao pagamento de indenização a uma bancária de Pouso Alegre (MG) em razão da cobrança excessiva de metas, que incluía a divulgação de um ranking dos melhores e dos piores funcionários em seu portal da intranet. A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento aos recursos do banco, ficando mantida a decisão condenatória.

Escassez

O governo da China pediu aos cidadãos que estoquem suprimentos de necessidades diárias e que as autoridades tomem medidas para garantir o abastecimento adequado de alimentos, à medida que o país adota medidas cada vez mais rígidas para conter o mais recente surto de Covid-19. As informações são da Deutsche Welle.