Governo do Estado lança licitação para nova ferrovia entre Araquari e Itajaí

(Foto: ilustração)

Por: Pedro Leal

24/03/2022 - 06:03

O governador Carlos Moisés autorizou o lançamento de dois editais de licitação para projetos que criam novas ferrovias em Santa Catarina. Trata-se do Corredor Ferroviário Catarinense, que ligará Chapecó a Correia Pinto e terá 319 quilômetros de extensão, e a nova Ferrovia Interportos, entre Itajaí e Araquari, com 72 quilômetros de comprimento.

Apenas nos projetos, o governo do Estado deverá investir cerca de R$ 40 milhões. A assinatura ocorreu durante o encontro dos governadores do Codesul na segunda-feira, em Chapecó

“Esses são projetos para longo prazo. Precisamos pensar a infraestrutura da Santa Catarina do futuro. O custo do transporte ferroviário é até 20% menor”, destaca o governador Carlos Moisés.

Segundo o planejamento estratégico para o ano de 2035, Santa Catarina contará com 2,1 mil quilômetros de ferrovias em operação, o que inclui a construção de novos ramais, a recuperação de trechos e a manutenção dos traçados já existentes.

Além da questão ferroviária, o governador Carlos Moisés também apresentou o projeto do novo corredor litorâneo. A nova rodovia terá 145 quilômetros de extensão e ligará Joinville a Biguaçu, na Grande Florianópolis, três faixas de rolamento em cada sentido. O investimento para implantação está estimado em R$ 6 bilhões.

Ainda durante o Codesul, os governadores firmaram compromisso para criação de um grupo de trabalho específico para o planejamento de integração rodoviária e ferroviária, estimulando a criação de novos corredores interestaduais.

Confiança

A confiança da indústria caiu em 22 dos 29 setores em março, informou nesta quarta-feira (23) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A queda no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), na comparação com o mês de fevereiro, teve como motivo principal a piora na percepção do empresariado do momento atual da economia e do setor industrial. Apesar da queda, o índice de todos os setores permaneceu acima da marca 50 pontos que separa a confiança da falta de confiança.

Veto

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na terça-feira (22) não analisar a consulta apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a redução de impostos no ano das eleições. Em fevereiro, a AGU consultou o tribunal sobre a proibição da concessão de benefícios em ano eleitoral, vedação que está prevista na legislação. A medida foi motivada pela intenção do governo federal de adotar medidas para reduzir os efeitos do aumento de medicamentos, trigo e petróleo, itens que estão apresentando variação de preço e impactando a economia.

Capacitação

Confirmado ao final de novembro passado, o curso de capacitação em Operador de Produção da Prefeitura de Guaramirim em parceria com a Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) e o Senai será lançado oficialmente nesta quinta-feira (24), na sede da associação, às 9h. A iniciativa visa oferecer, gratuitamente, capacitação básica (80h) para área produtiva de todos os segmentos.

Tendências para inovar

A Gumz Contabilidade promove na próxima quarta-feira (30) um dia inteiro de palestras sobre gestão, empreendedorismo, experiência do cliente, controle financeiro, cenário econômico e muito mais. Além de um coffe break com diversos momentos de networking. O evento ocorre no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), das 7h30 às 18h. Entre os palestrantes estão Mônica Huffenusler Conrads, do grupo Duas Rodas e Celson Placido, diretor de Investimentos da Warren Brasil. As inscrições devem ser feitas em https://bit.ly/3twI5Gi.

INSS

Novo golpe na praça: Golpistas estão se passando por uma suposta “central de atendimento” e se aproveitando da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp).

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 1,8% na passagem de fevereiro para março deste ano. É a terceira alta consecutiva do indicador medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado na quarta-feira (23). Com o resultado, a ICF chegou a 78,1 pontos.

Privatização

O cenário externo de conflito entre Rússia e Ucrânia e possível volatilidade e desvalorização das ações da Eletrobras e das empresas do grupo não deve afastar os investidores nem afetar o processo de privatização da empresa do setor elétrico, disse na terça-feira (22) o presidente da estatal, Rodrigo Limp, em coletiva online à imprensa. Segundo ele, o cronograma está mantido e prevê concluir o processo de privatização em 13 de maio.