Fiesc apresenta novo observatório com as principais informações da economia de SC nesta quinta-feira (18)

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

18/02/2021 - 05:02

Em live nesta quinta-feira (18), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina lança o novo portal do Observatório Fiesc.

Detalhes da plataforma, que reúne as principais informações da economia de SC e do país, serão apresentados em live, às 14h30, com transmissão pelo canal da Fiesc no YouTube

A ferramenta passou por uma reestruturação, ganhou novas funcionalidades e permite ao usuário navegar com mais facilidade. Na parte de conteúdo, agregou novas informações e análises sobre economia industrial.

O Observatório da Indústria Catarinense é uma iniciativa da Fiesc voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do Estado.

Responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial no Estado de Santa Catarina, o Observatório analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos, fornecendo informações para a tomada de decisões estratégicas, tanto na esfera estadual quanto regional.

Uma das iniciativas do Observatório da Indústria é o Portal Setorial da Fiesc, ambiente virtual que concentra todas as informações que um empresário precisa saber antes de tomar qualquer decisão relacionada à empresa.

No Portal Setorial são encontradas informações sobre indicadores econômicos segmentados – por setor ou região do estado; projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional; legislações pertinentes ao setor; projetos de incentivo e custeio ao desenvolvimento (como os do Badesc e BRDE); e prognósticos e expectativas para o setor pelos próximos 10 anos.

Uma das ações do Observatório, no momento, é a Central de Suporte à Indústria, com o objetivo de informar e orientar o setor produtivo em relação à pandemia do coronavírus (Covid-19), esclarecendo dúvidas das empresas, na defesa de pleitos para a mitigação dos seus efeitos nas suas atividades, preservando a saúde dos trabalhadores e de empresários, e os impactos econômicos para o Estado e País.

Câmbio

O novo marco legal para o mercado de câmbio, aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados, facilitará a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as economias mais industrializadas do planeta, segundo avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou estudo com o impacto da medida sobre a movimentação de capitais, o comércio de serviços e os investimentos estrangeiros no país.

O projeto de lei, que depende de votação no Senado e sanção presidencial, simplifica e agiliza as operações internacionais, além de dar sequência à agenda do Banco Central de modernização do sistema financeiro nacional.

De acordo com a CNI, o novo marco regulatório do câmbio facilita a adesão do Brasil a dois códigos de liberalização, que são requisitos para o ingresso na OCDE.

Vacina

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (16), em Brasília, ter garantido mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19.

Acrescentou ter assinado novo contrato com o Instituto Butantan, que desenvolve o imunizante em parceria com o laboratório Sinovac.

A previsão, considerando os 46 milhões de doses já contratadas, é distribuir aos estados 100 milhões da vacina até setembro.

OMC deve focar em países pobres

Ngozi Okonjo-Iweala, futura líder da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse que a organização deve retomar o objetivo de melhorar o nível de vida das pessoas e promover o acesso dos países pobres às vacinas contra a Covid-19.

A nigeriana, primeira mulher e primeira africana a liderar a OMC, iniciando em 1º de março, enumerou os objetivos imediatos: assegurar que as vacinas sejam produzidas e distribuídas em todo o mundo, não só nos países ricos, mas também resistir à tendência para o protecionismo que cresceu com a pandemia, de modo que o comércio livre possa contribuir para a recuperação econômica.