Empresas de sucesso compartilham estratégias de marketing em evento da Fiesc

Leonardo Zipf, presidente da Duas Rodas, falou no painel que abordou marketing e vendas, no Fórum de Líderes da FIESC / foto de FERNANDO WILLADINO

Por: Pedro Leal

11/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 11/11/2021 - 08:07

Reinventar a relação com o consumidor é um dos principais desafios do setor produtivo. No quarto painel do Fórum Radar Reinvenção, que a Fiesc promoveu na terça e quarta-feira (9 e 10), as empresas Reserva, Portobello e Duas Rodas relataram suas apostas para reter clientes. Entre as estratégias que vêm sendo adotadas pela indústria estão a agilidade em novos lançamentos, parcerias e inteligência artificial e colaborativa.

Na Duas Rodas, multinacional de Jaraguá do Sul, a palavra de ordem na companhia é “proximidade”, revelou o presidente Leonardo Zipf.

“É uma tradução simplificada de marketing, um fator primordial, que é a capacidade de apertar a mão deste cliente e aceitá-lo como um parceiro estratégico da empresa, uma parceria que tem de ser duradoura”, frisou.

“Criamos uma plataforma colaborativa para tirar percepção de tendências de produtos no médio e longo prazo. Desenvolvemos uma área de inteligência colaborativa, identificando oportunidades em 30 países, para fortalecer o nosso conhecimento”, comentou, afirmando que uma das principais características do marketing moderno é o fato de ser baseado em dados.

Cesar Gomes Junior, chairman da Portobello Grupo, falou do desafio vivido pela companhia que é a transformação em varejo.

“Vendemos soluções em revestimento. Estamos atuando com esse modelo integrado entre indústria e varejo, administrando a cadeia como um todo. Esse tem sido o nosso grande diferencial, o que nos levou a liderar o setor”, pontuou o executivo. Ele também afirmou que o ciclo do negócio mudou. Novos lançamentos ocorriam anualmente e, agora, são a cada dois meses “Queremos chegar a lançamentos mensais. Não produzimos mais para fazer estoque e estamos tendo sucesso com esse modelo”, revelou.

Recuperação

As empresas que investem em inovação em momentos de crise superam a concorrência na fase de recuperação, afirmou a presidente da Whirlpool Brasil, Andrea Salgueiro, na abertura do Fórum Radar, evento promovido pela Fiesc.

Arroz

A rizicultura teve a oportunidade de acertar as contas graças ao mercado aquecido para o grão nos últimos dois anos, com a alta do preço do grão no mercado internacional entre 2019 e 2021, segundo o presidente da Cooperativa Juriti de Massaranduba, Orlando Giovanella. No entanto, Giovanella destaca que os custos também se elevaram, e a estabilização dos preços no final de 2021 deu um fim ao fluxo adicional.

Pequenos negócios

A confiança dos donos de pequenos negócios voltou à estabilidade em outubro, após ter apresentado uma ligeira queda em setembro, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir dos dados da Sondagem Econômica das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Barômetros

Os Barômetros Econômicos Globais (indicadores que permitem uma análise tempestiva do desenvolvimento econômico global) divulgados na quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) recuaram novamente em novembro, seguindo a tendência de enfraquecimento iniciada no terceiro trimestre.

 

Distanciamento

No ano passado, 98,6% (ou 5.393) das prefeituras que responderam à Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2020, divulgada na quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), adotaram alguma medida de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19. Em 76% delas foram instaladas barreiras sanitárias. Apenas 74 administrações municipais não adotaram qualquer medida de distanciamento.

Inflação

A alta de 1,25% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em outubro, com acumulado de 10,67% em 12 meses, foi pressionada pelo grupo transportes. A variação desse grupo chegou a 2,62%, impactando em 0,55 ponto percentual o índice do mês.

Turismo

A flexibilização das medidas de isolamento social, resultante do avanço da vacinação contra a Covid-19, tem reaquecido o ritmo de atividade dos serviços turísticos. A expectativa é que o segmento contrate 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Desse total, 81,7 mil serão voltados, especificamente, para atender à demanda da alta temporada, com vagas temporárias, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Produção

A produção industrial caiu em nove dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), com a redução de 0,4% registrada na passagem de agosto para setembro.

As principais quedas ocorreram no Ceará (-4,4%) e no Amazonas (-4%). Os estados de Goiás (-2,3%), Mato Grosso (-2,2%), São Paulo (-1%), Pará (-0,6%) e Santa Catarina (-0,5%) tiveram recuos mais intensos do que a taxa nacional (-0,4%). Os dados da PIM.