“Emprego formal cresce, mas desemprego segue alto”

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

01/06/2019 - 05:06 - Atualizada em: 24/06/2019 - 09:09

Depois quatro anos – de 16 trimestres – seguidos de queda, o emprego no setor privado com carteira de trabalho assinada voltou a crescer. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), o indicador cresceu 1,5% no trimestre encerrado em abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo, o país registrou uma taxa de desemprego de 12,5% no trimestre encerrado em abril deste ano. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa é superior à registrada no trimestre encerrado em janeiro deste ano (12%), mas inferior à observada no trimestre encerrado em abril de 2018 (12,9%).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram gerados 480 mil postos de trabalho formais no período, totalizando 33,1 milhões de trabalhadores nessa situação.

“O aumento reflete o início de um quadro favorável. É a primeira vez que a categoria carteira de trabalho respira desde o início da crise em 2014”, disse o pesquisador do IBGE, Cimar Azeredo.

Acijs promove eventos sobre relacionamentos

Inspiradas pela aproximação do Dia dos Namorados, a Acijs e o Núcleo da Mulher Empreendedora programa evento especial neste sábado (1º) para valorizar a data e ao mesmo tempo levar informações importantes para qualquer relacionamento.

Em sua primeira edição, o evento Par Perfeito será realizado no ambiente do Hotel Mércure e reunirá atividades como palestras e uma exposição de produtos e serviços dedicados aos casais apaixonados.

A programação começa às 15h30 e é aberta ao público em geral, com inscrição mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível que será destinado à Casa São José, entidade que acolhe familiares de pacientes do Hospital São José em períodos de tratamento.

Informações pelo telefone (47) 3275-7059 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

Segurança da informação na pauta da Fiesc

O Núcleo de Inovação da Fiesc, que reúne empresas e profissionais da área na região de Jaraguá do Sul, se reúne no dia 5 de junho, com a presença de Gabriel Ferreira Ramos da Conceição.

O especialista integra a área de segurança da informação da Fiesc e vai falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada pelo então presidente Michel Temer em 2018 e com previsão para entrar em vigor em 2020.

O encontro vai ocorrer na Faculdade Senai, às 13h30, e é aberta a empresários, profissionais de todas as áreas e interessados no assunto.

O Núcleo de Inovação tem como propósito promover a troca de informações e a disseminação de conceitos que possam ser aplicados na melhoria da gestão, de processos de fabricação e que resultem em serviços e produtos inovadores.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?