Em evento da ONU, Grupo Malwee lança planejamento para os próximos 10 anos

Foto Katia Fistarol

Por: Pedro Leal

12/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 12/11/2021 - 08:11

Reconhecida pelo pioneirismo em moda sustentável, o Grupo Malwee apresentou oficialmente, na quarta-feira (10) seu Plano ESG 2030. O lançamento aconteceu durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), na Escócia.

O documento endossa os compromissos da organização, direcionando sua atuação para grandes desafios enfrentados pela humanidade, entre eles, o enfrentamento ao aquecimento global com metas científicas aprovadas pela Science BasedTargets (SBTi).

“Já reduzimos 75% das emissões nos últimos cinco anos, investindo em energia renovável em nossa operação. Agora, o compromisso é chegar em 2030 com mais 50% de redução, em relação a 2019, e 58% na cadeia”, ressalta Weege.

Além das metas de redução de CO², o Plano 2030 também alinha os negócios da empresa aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.

“Para sustentarmos a vida no nosso planeta precisamos de uma visão voltada para a circularidade. Já temos várias iniciativas e algumas até pioneiras, em moda circular. Mas queremos ir além, envolvendo toda nossa cadeia de valor e nossos consumidores”, afirma Weege.

Entre os desafios da empresa para 2030 está que 100% das roupas fabricadas para as marcas do Grupo Malwee sejam produzidas com matérias-primas e/ou processos sustentáveis, além de promover a reciclagem e a logística reversa em toda sua cadeia de valor.

Diante dos compromissos da empresa com a agenda 2030 e como uma forma de ir além no desenvolvimento de produtos com menor impacto para o mundo, a marca Malwee também lançou na COP 26 o laboratório Malwee Transforma.

“Criamos um laboratório para reunir iniciativas e incubar produtos e processos inovadores, que tenham impacto positivo no planeta e utilizem da melhor maneira possível os recursos naturais. O laboratório também será um lugar de encontro para gerar parcerias, fortalecer e disseminar uma nova forma de consumir e produzir moda”, explica Guilherme Moreno, gerente de marketing da marca Malwee.

WEG

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta segunda-feira (8), uma sessão especial para homenagear empresas e organizações que se destacaram em meio à crise econômica decorrente das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A WEG foi uma das empresas homenageadas e convidada para representar o setor Industrial do Estado de Santa Catarina na solenidade, que contou com a parceria das entidades que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem).

Escola de negócios

Para consolidar-se e dar robustez à formação de lideranças, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) lança em 2022 a Escola de Negócios Fiesc. A iniciativa contará com investimento de R$ 15 milhões e ocupará o primeiro andar da sede da entidade, em Florianópolis. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, e pelo diretor de educação e tecnologia, Fabrizio Machado Pereira, na quarta-feira (10), no segundo dia do Fórum Radar Reinvenção.

Debate

O WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre promoveu, na terça-feira (9), o primeiro encontro do PCG (People and Culture Group) para abordar as tendências da gestão de pessoas nas empresas em 2022. Participaram do debate, profissionais de RH das multinacionais sediadas no Brasil: Renault, LinkedIn e Aon. No evento, a presidente do grupo PCG e representante da Renault do Brasil, Silvana Pampu, enfatizou a importância de ultrapassar o hábito de muitos Recursos Humanos de “colocar as pessoas em caixinhas”, exigindo de forma mediana tanto a produtividade quanto as aptidões de cada colaborador.

Desoneração

O governo federal decidiu prorrogar por mais dois anos a desoneração da folha de pagamento, segundo afirmação do presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira. De acordo com Bolsonaro, a decisão foi tomada após reunião com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura) e com empresários.

Safra

A primeira estimativa para a safra agrícola de 2022, divulgada na quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prevê a produção de 270,7 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosas. No entanto, a pesquisa estima quedas nas produções do arroz, de 3,9% ou 451,6 mil toneladas; do feijão terceira safra, de 0,9% ou 5,1 mil toneladas, e do trigo, de 10% ou 785,8 mil toneladas.

 

Multa

A partir desta sexta-feira (12), todos os condutores do país com carteira nacional de habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E, que incluem motoristas de caminhão, ônibus e vans, serão multados de forma automática em R$ 1.467,35, se não estiverem com o exame toxicológico em dia. O registro será imediato na CNH.