Em conferência da ONU, Grupo Malwee lança planejamento para 2030

Foto Katia Fistarol

Por: Pedro Leal

05/11/2021 - 06:11

O lançamento do Plano ESG 2030 do Grupo Malwee já tem data prevista: será no dia 10 de novembro, durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).

A ocasião marca um novo momento da jornada socioambiental da empresa, que já é considerada referência no setor de moda brasileiro. Por sua trajetória, esta é a segunda vez que a companhia participa da Conferência. O evento, que ocorre em Glasgow, na Escócia, iniciou em 1° e encerra em 12 de novembro.

Construído de forma coletiva por mais de 100 pessoas, entre colaboradores de diversas áreas da companhia, clientes, lojistas, consumidores, fornecedores e convidados da sociedade civil, o Plano ESG direciona a atuação da empresa para grandes desafios enfrentados pela humanidade, além de priorizar o alinhamento dos negócios aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.

Em 2019, o Grupo Malwee foi a primeira marca de moda brasileira a assinar o compromisso global “Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future”, lançado pela ONU, unindo-se a uma frente de mais de 200 empresas globais que se comprometem a definir metas ambiciosas para redução de emissões para que a terra não aqueça mais que 1.5°C.

“A indústria da moda é considerada a segunda que mais polui o planeta, sendo responsável, por exemplo, por 10% das emissões globais de CO² e 20% da poluição industrial das águas. Por isso, é tão importante ocupar estes espaços de debate e mostrar que é possível fazer uma moda com impacto positivo para as pessoas e para o planeta. Participar deste evento, pela segunda vez, é a confirmação de que todos os esforços e resultados que estamos alcançando fazem a diferença na sociedade e servem de exemplo para o nosso setor”, destaca Guilherme Weege.

Revisão

A revisão de dados de demissões fez o saldo de criação de empregos formais no Brasil cair pela metade em 2020. Pelas novas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertas 75.883 vagas no ano passado, queda de 46,8% em relação ao dado anterior de 142.690 vagas.

Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza até meados de dezembro, o primeiro teste nacional do Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridos por cerca de 250 recenseadores.

Quiosques

A Prefeitura de Balneário Camboriú intimou sete proprietários de quiosques que realizavam o aluguel de cadeiras e itens de praia na área interditada da Praia Central. A megaobra de alargamento da faixa de areia ainda não acabou. A data em que os estabelecimentos foram notificados não foi divulgada pelo órgão.

Precatórios

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (4), o texto-base do relator Hugo Motta (Republicanos-PB) para a PEC dos Precatórios (Proposta de Emenda à Constituição 23/21, do Poder Executivo), que limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Bônus

A campanha nacional Consumo Consciente já está a todo vapor no País e a Celesc, em uma união de esforços com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A ação tem investido na orientação da população para a mudança de hábitos que impactam no consumo de luz. A intenção é contribuir para a garantia do fornecimento de energia elétrica do País – que vive a maior escassez hídrica dos últimos 91 anos.

Estrela

Depois de quase 15 anos de disputa na Justiça com a americana Hasbro, a tradicional fabricante brasileira de brinquedos Estrela pode ter de retirar produtos das prateleiras das lojas às vésperas do Natal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Na semana passada, o desembargador Rui Cascaldi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, manteve decisão de primeira instância que determinou não só a retirada, mas o fim da comercialização e a destruição de estoque de brinquedos.

Indústria

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica uma piora no cenário do setor industrial em setembro, na comparação com agosto. De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, houve queda em itens como faturamento (1,5%) e utilização da capacidade instalada (0,2 ponto percentual) atingindo a marca de 81,6%. É o terceiro recuo seguido do índice.