O mercado financeiro aumentou a projeção para o crescimento da economia e reduziu a estimativa de inflação para este ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,81% para 0,83% neste ano.

Segundo a pesquisa, a previsão para 2020 também subiu, ao passar de 2,1% para 2,2%. Para 2021 e 2022 não houve alteração nas estimativas: 2,5%.

Falabella na Aciag

O ator, dramaturgo e escritor Miguel Falabella esteve na Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) nesta segunda-feira (19), com a palestra "Vivendo em Voz Alta".

A palestra é parte da comemoração dos 41 anos da entidade, concluídos em julho. Nela, Falabella falou sobre como comportamentos podem influenciar na nossa vida e interferir nos resultados, tanto no lado profissional quanto no pessoal.

Comércio exterior

Os primeiros sete meses do governo de Jair Bolsonaro registraram avanços na pauta de comércio exterior na avaliação Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A entidade analisou 22 ações da agenda do governo para a área e constatou que 13 delas tiveram melhoras, o equivalente a 59%.

Mercosul em pauta

O acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia é tema de palestra que a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) promove em parceria com a vice-presidência regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para o Vale do Itapocu, na quinta-feira, dia 22.

PIS/Pasep

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começou a receber nesta segunda-feira (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Para os correntistas da Caixa, no caso do PIS, e do Bando do Brasil, no caso do Pasep, o depósito será feito automaticamente.

Startup+Varejo

"Uma verdadeira maratona de inovação para o varejo". É o que o propõe o evento Startup+Varejo – O Hackathon do Varejo 2019 promovido pela aceleradora Spin em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul e FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina).

A imersão para empreendedores ocorre de 15 a 17 de outubro, no Centro Cultural Scar, e integra a programação do Spin Up Summit 2019.

O evento pretende fortalecer o espírito empreendedor a partir da criação, prototipação e validação de ideias voltadas à realidade do comércio jaraguaense e da região. A iniciativa faz parte do calendário municipal de ações da economia criativa.

Semana do Brasil

Com o objetivo de movimentar a economia e estimular o turismo interno e o varejo, o governo brasileiro está organizando uma campanha para tentar aquecer as vendas do comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor.

Idealizada pelo governo federal, a chamada Semana do Brasil funcionará nos moldes do evento mundialmente conhecido como Black Friday (do inglês Sexta-feira Negra), uma ação promocional criada nos Estados Unidos, onde lojistas de todo o país se unem para, toda última sexta-feira de novembro, ou seja, um dia após o feriado de Ação de Graças, oferecer descontos em produtos, atraindo consumidores.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger