“Comércio espera alta de 5% com vendas de Natal, aponta pesquisa”

Foto Divulgação/Freepik

Por: Pedro Leal

12/12/2020 - 05:12

O mês de dezembro é um dos mais importantes para o comércio. Conforme pesquisa realizada pela FCDL de Santa Catarina, neste ano, os lojistas catarinenses projetam aumento de vendas no Natal, sendo que maioria espera uma alta acima de 5%.

Também deve ser crescente o ato de se autopresentear. De acordo com levantamento recente realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), entre os que estão dispostos a comprar presentes para si mesmos, 44% afirmam que o fazem por precisar de algum produto e, por essa razão, aproveitam a época.

Outros 39% justificam ser uma recompensa por terem trabalhado muito em 2020, enquanto 15% admitem que o Natal é somente um pretexto para comprar.

Para atender aos consumidores de forma adequada, em Jaraguá do Sul, o comércio trabalha com horário ampliado, de segunda-feira a domingo.

Seguindo as recomendações de segurança contra a Covid-19, a CDL de Jaraguá do Sul também reitera a importância de manter os estabelecimentos arejados, distanciamento de pelo menos 1,5 metro, uso de máscara facial e higienização frequente das mãos.

Conforme Talita Beber, presidente da entidade, o momento exige atenção aos cuidados de higiene e segurança e, paralelamente, à importância da manutenção da economia num período tão aguardado pelos lojistas.

“Por isso, a necessidade de frisarmos sempre o quanto a compra no comércio local ajuda a todos, pois mantém empregos e garante que o dinheiro e os impostos fiquem na cidade”, destaca.

Vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerra nesta sexta-feira (11) a inspeção presencial iniciada no dia 7 na empresa chinesa Wuxi Biologics, responsável pela fabricação de insumos ativos biológicos usados pela Fiocruz para a produção da vacina AstraZeneca/Oxford.

A partir de agora, os inspetores designados pela Anvisa enviados à China para verificar se a empresa tem adotado práticas adequadas para a fabricação dos insumos aguardam manifestação da Wuxi Biologics, em resposta a algumas informações adicionais decorrentes da inspeção, para emitirem o relatório. Só então o processo de certificação será concluído.

Em nota, a Anvisa informa que a previsão é de que a certificação em boas práticas de fabricação ocorra entre a primeira e segunda semanas de janeiro.

Falando nas vacinas…

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, membro da diretoria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), esteve nesta quinta-feira (10) em São Paulo, junto de comitiva de prefeitos e técnicos da Fecam para a assinatura do protocolo de intenções para aquisição de vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan.

A parceria formaliza o interesse dos municípios catarinenses em adquirir a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac, após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Fecam é a primeira entidade municipalista do Brasil a assinar o protocolo de intenções com o Butantan.

As negociações foram intermediadas pelo secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que é catarinense.

Profissionais da saúde

A pandemia mudou as perspectivas do sistema de saúde de diversos países. Discussões como acesso à saúde, sistema público e a falta de profissionais ligados ao setor passaram a receber mais atenção da população e dos governantes.

Estima-se que até o ano de 2030, faltará mais de 18 milhões de profissionais no setor da saúde, o que representa 20% do total dos trabalhadores no mundo.

Os dados foram divulgados pelo especialista britânico Mark Britnell, chefe global de saúde, governo e infraestrutura da consultoria KPMG International.

Fies

Os estudantes em atraso com o Financiamento Estudantil (Fies) no Banco do Brasil (BB) poderão renegociar as parcelas até o fim do ano. A instituição financeira lançou um programa que prevê descontos de 25% a 100% nos juros de mora.

A parcela não poderá ser inferior a R$ 200. Quem quitar integralmente o financiamento ou o saldo devedor terá redução de 100%. A liquidação em quatro parcelas semestrais e o reparcelamento em até 24 meses terá desconto de 60%.

A redução cai para 40% nos reparcelamentos em até 145 meses e para 25% nos reparcelamentos em até 175 meses.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul