Comércio de SC cresceu quase cinco vezes mais que média nacional em 2020

Foto: arquivo

Por: Pedro Leal

12/02/2021 - 05:02

Santa Catarina fechou 2020 com um crescimento de 5,6% nas vendas do comércio. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de 1,2% de acréscimo no acumulado do ano.

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 10. Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.

O governador Carlos Moisés destacou o desempenho de Santa Catarina em um ano de desafios em função da pandemia do novo coronavírus.

“Este número demonstra a força de Santa Catarina em se superar diante dos obstáculos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para preservar vidas e, paralelamente, traçamos um plano para manter o crescimento econômico, com o regramento das atividades. Estamos colhendo bons resultados porque agimos com responsabilidade. Isso também é fruto do trabalho incansável de cada catarinense”, frisa o governador.

Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (9,2%) foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.

“O setor do comércio é um dos principais termômetros da economia e os números mostram que Santa Catarina, que foi um dos primeiros estados a tomar as medidas restritivas de prevenção à Covid-19, também está sendo um dos primeiros a mostrar sua recuperação. O crescimento de 5,6% no comércio catarinense nos dá a convicção de que estamos no caminho certo. O Governo de Santa Catarina trabalha em conjunto com o setor produtivo, com medidas que promovam segurança, competitividade e mais oportunidades”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Além disso, em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, Santa Catarina cresceu 6% de no volume de vendas, acima da média nacional (1,2%).

A pesquisa também aponta que o volume de vendas no comércio varejista ampliado – que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção – cresceu 2,9% no acumulado de 2020 em Santa Catarina.

Menegotti investe em comitê de Inovação

De olho na demanda do dia a dia da indústria pela “inovação”, chave para a competividade no mercado, o Grupo Menegotti, de Jaraguá do Sul, começou 2021 lançando o próprio Programa de Inovação.

Com ele, a empresa, que completou 80 anos de história em 2020 e é referência nacional e internacional no mercado da construção civil, busca transformar novas ideias em sucesso.

Na prática, o CIM (Comitê Inovação Menegotti) é formado por sete funcionários, preferencialmente, de setores diferentes.

Capacitação em Startups

Na manhã desta terça-feira (9), o Sebrae reuniu entidades parceiras no Ágora Teck Park em Joinville para apresentar o Programa de Capacitação Startup SC.

Essa será a 11ª edição do programa que é considerado um “celeiro de inovação sobre tecnologia” e já impactou 270 startups em 28 cidades do Estado.

Nesta edição, serão selecionadas 50 startups de todo Estado: 20 de Florianópolis, 10 de Joinville, 10 de Blumenau e 10 de Chapecó.

Infraestrutura

O secretário de Estado Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, garantiu que o Estado de Santa Catarina conta com recursos não apenas para concluir a duplicação da BR 470, como também para conservação e manutenção rotineira e preventiva das rodovias estaduais, que, conforme estimativa da FIESC, demanda R$ 140 milhões por ano.

A declaração foi dada em reunião virtual nesta quarta-feira (10).

A Fiesc é favorável à disposição anunciada do governo catarinense de assumir parte das obras da conclusão da duplicação da rodovia, no Vale do Itajaí, desde que haja uma contrapartida do governo federal.

O posicionamento foi apresentado pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, durante a reunião on-line conjunta da Câmara de Transporte e Logística da entidade e do Conselho Estratégico de Infraestrutura de Santa Catarina.

Queda no serviços

O setor de serviços registrou queda de 7,8% em seu volume no acumulado do ano de 2020. Esse foi o recuo mais intenso do indicador desde o início da série histórica, em 2012.

O dado foi divulgado nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Considerando apenas o mês de dezembro, o setor também teve quedas na comparação com novembro de 2020 (-0,2%) e em relação a dezembro de 2019 (-3,3%).