CDL, Acijs e PM discutem parceria para mais segurança no comércio jaraguaense

Por: Pedro Leal

16/10/2021 - 06:10

Mais segurança para lojistas e consumidores. É isso que a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul, em parceria com a Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), tem buscado juntamente com a Polícia Militar e, agora, deve se transformar em um projeto conjunto.

Nesta semana, a presidente da CDL, Talita Beber, participou de uma reunião com representantes da rede de prevenção da PM. O encontro também contou com a presença de Luiz Carlos Buzzarello, vice-presidente de segurança da Acijs. Em pauta, um projeto inspirado na Rede de Vizinhos, porém, voltado ao comércio local.

O programa inclui visitas preventivas e uma rede de comunicação que traz vigilância natural, além de mais agilidade no atendimento às ocorrências. A ideia é de que a adesão seja via app, no qual cada comerciante ficará responsável por cadastrar o próprio estabelecimento. Com isso, ele será inserido em um grupo que facilitará a comunicação e notificação de ocorrências.

No comércio local, a ocorrências mais comuns envolvem o recebimento de notas falsas, golpes de cartão (estelionato) e furtos. Municípios como São Bento do Sul, Pomerode e Rio Negrinho já utilizam o modelo proposto para Jaraguá do Sul. Em breve, as entidades envolvidas devem comunicar os próximos passos da parceria com a PM.

SC não pode parar

Na próxima semana, Jaraguá do Sul recebe seminário da campanha SC Não Pode Parar. O encontro será no dia 27 de outubro, na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), com transmissão simultânea pelo canal da Fiesc no YouTube.

Na oportunidade serão discutidas a segurança e a fluidez das rodovias federais da região. Para participar presencialmente é necessário confirmar com antecedência.

Evento retomado

A 14ª edição do Bananalama, um dos mais importantes encontros de trilheiros do Brasil e por duas vezes considerado o maior do mundo, está marcado para os dias 4, 5, 6 e 7 de agosto de 2022, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá. A informação é de Eduardo Appel, diretor da empresa Arsenal, promotora do evento.

Na semana passada ele esteve com a diretoria do Clube de Trilheiros Bananalama no gabinete do prefeito, Luiz Carlos Tamanini. No encontro, Eduardo solicitou apoio logístico à administração municipal para superar questões como segurança pública externa do evento e acessibilidade do público ao Seminário

Queda

A atividade econômica brasileira teve variação negativa em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (15) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 0,15% em agosto de 2021 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período), chegando a 139,23 pontos.

Bandeira tarifária

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de quinta-feira (14) que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem. A declaração foi feita durante discurso na Conferência Global Millenium, um evento que reúne igrejas evangélicas.

Inflação

O Indicador de Inflação por Faixa de Renda acelerou para todas as faixas no mês de setembro, mas revelou uma inflação mais acentuada para as famílias de renda muito baixa, com índice de 1,3%, enquanto o grupo de renda alta ficou em 1,09%. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou na quinta-feira (14) ao Congresso Nacional o protocolo adicional que amplia o acordo entre o Mercosul e a Colômbia. O texto prevê a liberalização do comércio de serviços e precisa ser aprovado pelos parlamentares para entrar em vigor.

Clima

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) preparou uma série de propostas para o governo brasileiro levar à Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que ocorre de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O documento traz recomendações para as negociações em três frentes: finalização do Livro de Regras, com foco no Artigo 6, que estabelecerá o mercado global de carbono; mobilização de financiamento climático e transferência de tecnologia; e adaptação à mudança climática.