“Boletim Focus aumenta novamente a projeção da inflação”

Foto Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

14/08/2018 - 05:08

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) aumentaram a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 4,11% para 4,15%, neste ano.

A informação consta da pesquisa Focus, publicação elaborada semanalmente pelo BC, com projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

O IPCA em 2019 deve ficar em 4,10%. Para 2020 e 2021, a estimativa é 4%. De acordo com as instituições financeiras, a taxa básica de juros, a Selic, deve permanecer em 6,5% ao ano até o final de 2018. Para 2019, a expectativa é de aumento da taxa básica, terminando o período em 8% ao ano.

Para 2018 e 2019, essas estimativas estão abaixo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Neste ano, o centro da meta é 4,5%, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a previsão é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.

O governo tem encontrado dificuldades em manter a inflação dentro da meta do Banco Central – a previsão de inflação para o ano abriu abaixo do piso de 3%, mas o ritmo de crescimento das projeções tem provocado temores de que ela possa ultrapassar o teto caso não seja controlada – o tema se demonstra como mais um desafio para a próxima gestão.

Liberadas cotas do PIS e Pasep

A partir desta terça-feira (14), trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir de amanhã, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos.

A partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Sorteio final da campanha de 50 anos da CDL

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul realiza na quarta-feira (15) o último sorteio da campanha promocional “50 anos, 50 prêmios”.

Dessa vez, o prêmio é um automóvel Nissan March. Podem participar os clientes que somarem, pelo menos, R$ 50 em compras nas lojas identificadas.

Depois, é preciso cadastrar os cupons no site até às 23h59 de terça-feira, 14 de agosto. O regulamento completo pode ser consultado na página da promoção.

Ministério do Trabalho realiza primeira reunião de Microcrédito

O Ministério do Trabalho realizou na última quinta-feira (9) a primeira reunião oficial do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) desde a sanção da Lei 13.636.

O conselho, que se reunirá a cada dois meses, possibilitará a um número maior de pessoas acesso ao microcrédito, como forma de financiar pequenos empreendimentos, melhorar a renda familiar e estimular a economia.

O PNMPO foi instituído em 2005, pela Lei 11.110, para incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores populares. Foram enquadrados nesse conceito agricultores familiares, microempreendedores individuais (MEI) e trabalhadores informais.

O pequeno empreendedor tem prazos especiais de pagamento dos financiamentos e orientação presencial do agente financeiro.

Claro e TIM anunciam parceria para conectividade

A Claro e a TIM anunciaram uma parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

Com este acordo, Claro e TIM expandem o acesso à rede de telecomunicações, melhorando a experiência de uso do serviço de telefonia móvel dos seus mais de 116 milhões de usuários do país e otimizando ainda o uso eficiente da infraestrutura e permitindo o investimento em outras frentes em telecomunicações.

Quer receber as notícias no WhatsApp?