“Bancos estarão fechados para o Carnaval”

Foto Marcos Correa/Arquivo Agência Brasil/PR

Por: Pedro Leal

22/02/2020 - 05:02

Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26).

Confiança do comércio sobe

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 1,7 ponto na passagem de janeiro para fevereiro. Com isso, o indicador chegou a 99,8 pontos, o mesmo nível de fevereiro de 2019.

A confiança subiu em cinco dos seis segmentos pesquisados pela FGV.

A melhora do índice foi influenciada principalmente pelo aumento da confiança no futuro, medida pelo Índice de Expectativas, que avançou 2,6 pontos, ao passar para 107 pontos, maior nível desde fevereiro de 2019 (107,2).

Atividade da indústria cresce

A indústria brasileira começou 2020 com a atividade mais aquecida do que no mesmo mês dos últimos quatro anos. A utilização da capacidade instalada alcançou 67% no mês em janeiro.

O percentual se iguala ao registrado em janeiro de 2015 e supera todos os outros observados no mesmo mês dos anos subsequentes (2016 a 2019).

A pesquisa revelou ainda que os empresários mantêm o otimismo. Todos os indicadores de expectativas continuam acima dos 50 pontos. Isso indica que os industriais esperam o aumento da demanda, das exportações, da compra de matérias-primas e do número de empregados nos próximos seis meses.

Mourão na Fiesc

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, ministra palestra na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), na próxima sexta-feira (28), às 10h30, na sede da entidade, em Florianópolis.

O encontro marca o início das comemorações dos 70 anos de fundação da Fiesc.

Incentivo em SC

O Programa Promove Sul do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que irá destinar R$ 300 milhões para projetos em Santa Catarina, foi lançado nesta semana.

Com recursos próprios, o Banco pretende financiar projetos e setores relevantes para a geração de emprego no estado.

O foco dos investimentos foi definido em conjunto entre Governo do Estado e BRDE e o plano é conceder crédito para microfinanças, projetos de inovação, micro, pequenas e médias empresas, agronegócio, energia renovável e sustentável, indústria, comércio, entre outros empreendimentos catarinenses.

Parcelamento no cartão

Parcelar compras para levar itens desejados para casa faz parte da rotina da maioria dos latino-americanos.

Um estudo conduzido pela Minsait, empresa do grupo Indra focada em transformação digital, mostra que, no Brasil, 62% dos consumidores com cartão de crédito preferem parcelar compras do que pagá-las à vista.

Ainda segundo o estudo, o país campeão em preferência por parcelamento é a Argentina, em que 74% dos consumidores destacam essa modalidade. Em seguida, estão: Colômbia (66,4%), Chile (63,2%) e México (53,6%).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul