“Apevi agora abrange empresas de tecnologia com potencial de crescimento”

A iniciativa é batizada de Programação na Escola | Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

29/11/2018 - 05:11

A Assembleia Geral Extraordinária realizada pela Apevi na plenária semanal da entidade, em conjunto com a Acijs, aprovou neste dia 26 uma  alteração no estatuto. Com a alteração na denominação, a Apevi passa a admitir no seu quadro associativo também a figura jurídica de startups.

Com isto, passa a denominar-se Associação de Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu, mantendo a sigla.

As startups são empresas de base tecnológica formadas por empreendedores que buscam o desenvolvimento de novos negócios, movimento que tem se acentuado em todo o Brasil e com características de foco em inovação e base tecnológica avançada – o que levanta a pergunta: isso já não entra em micro e pequenas empresas?

Se por um lado é interessante a oficialização de startups como parte da entidade, por outro lado fica a pergunta se elas já não estavam dentro do seu universo.

Estima-se que existam cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups no país. O número é mais do que o dobro registrado há seis anos, quando o país ainda começava a discutir o modelo e a perceber o nascimento do novo mercado.

Em 2012, haviam 2.519 startups cadastradas na Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Reportagem da Agência Brasil mostra que em 2017, o número saltou para 5.147.

Segundo a associação, o número de empresas hoje pode ser ainda maior, por volta de 10 a 15 mil, uma vez que muitas ainda estão na fase de ideias e nem todas têm o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Lunelli foca em inovação

O Grupo Lunelli foi um dos apoiadores do Spin Up Summit 2018. O evento em Jaraguá do Sul reuniu mais de 700 participantes e alguns dos mais renomados profissionais da área no Brasil. A marca se fez presente com um espaço que chamou a atenção do público, no Centro Cultural da Scar.

Entre as mais recentes ações de inovação do grupo está o uso de uma viscose de menor impacto ambiental, assim como processo de produção ecológico e transparência total na cadeia de suprimentos.

O grupo também participou no Inspiramais, Salão de Design e Inovação de Materiais que aconteceu em São Paulo.

Acijs sedia evento jurídico da Facisc

O Comitê Jurídico da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina se reúne no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul na sexta-feira (30).

O encontro vai ocorrer das 9h às 17h e vai contar com a presença de representantes das áreas jurídicas das associações empresariais da região do Vale do Itapocu e do Norte/Nordeste do Estado.

O encontro será aberto pelo vice-presidente jurídico da Facisc, André Daher.

Programação

  • 10h, “Nova Lei Geral de proteção de dados”, apresentada pelo advogado Gustavo Xavier de Camargo;
  • 11h, “Atuação do advogado na mediação trabalhista”, com Giordani Flenik e Luciana Corrêa;
  • 14h, “Pontos relevantes da reforma trabalhista”, apresentada pelo juiz do Trabalho João Carlos Trois Scalco;
  • 15h, “Sociedade 4.0 e as competências sócio emocionais, com Maikon Cristiano Glasenapp;
  • 16h, “Gestão ambiental empresarial e as novas tecnologia”, com o advogado Frederico Carlos Hulbert.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?