“Agosto registra alta na confiança da indústria brasileira”

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

27/08/2020 - 05:08

Agosto consolidou o aumento da confiança da indústria, num movimento iniciado após abril, mês mais crítico desde o início da pandemia do novo coronavírus. E

m todos os setores considerados, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou acima dos 50 pontos, o que revela o otimismo por parte do empresário, como mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A indústria da transformação e extrativa apresentaram indicadores bem próximos, de 57,5 pontos e 57,2 pontos respectivamente, seguidas da indústria da construção, com 54 pontos.

O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. Da mesma forma, quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança.

Dos 30 setores analisados, o indicador registrou alta em 28 deles. Entre os setores mais confiantes, destaques para os produtos de minerais não metálicos, com 63,3 pontos, produtos de borracha (62,8) e produtos de plástico (61,7).

Os empresários do setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, bem como os dos produtos de madeira, também apresentam um ICEI acima de 60 pontos: 61,4 e 60,2.

O ICEI é uma contraparte industrial do ICC – índice de confiança do Consumidor – que mede o grau de confiança do consumidor.

A Rede OCP tem acompanhado a evolução do ICC em Jaraguá do Sul e região, que tem apresentado evolução firme, embora ainda se encontre abaixo da linha dos 100 pontos.

O ICC é medido em uma escala de 0 a 200, com 100 representando a neutralidade.

Novo secretário

O Ministério da Economia oficializou nesta quarta-feira (26) o novo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados da pasta, substituindo Salim Mattar, que pediu exoneração do cargo.

A função cabe agora a Diogo Mac Cord de Faria, engenheiro mecânico, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, onde se especializou em investimentos de infraestrutura, e doutor em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), onde se especializou em regulação do setor elétrico.

Foi professor e coordenador do MBA do setor elétrico da FGV Management.

Forum Travesssia

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realiza no dia 3 de setembro (quinta-feira), a partir das 9h, a segunda edição do Fórum do Programa Travessia SC.

O evento, com transmissão on-line pelo canal do YouTube da Federação, tem como foco o ambiente de negócios e a promoção de investimentos.

Já estão confirmadas as participações do secretário de estado da Fazenda, Paulo Eli, do presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva, e do economista José Augusto Fernandes, ex-diretor da CNI.

População ocupada cresce

A população ocupada foi estimada no ano passado em 94,6 milhões de pessoas, um crescimento de 2,5% na comparação com 2018, quando era 92,3 milhões. Comparada à população de 2012, a alta é de 6,1%, ou 5,4 milhões.Naquela época, 89,2 milhões de pessoas formavam a população ocupada.

Apesar de ser o maior avanço anual desde 2013, o nível de ocupação em 2019, de 55,3%, permaneceu bem abaixo do que se viu em 2012, quando era 57%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019,

Sul tem maior população autônoma

As menores proporções de empregadores ou trabalhadores por conta própria com registro no CNPJ estão no Norte (12,1%) e Nordeste (16,3%).

Por isso, pode-se considerar que nessas regiões há maiores percentuais de trabalhadores na informalidade. Ao contrário, o Sul é onde há o maior percentual (41,5%), enquanto em 2018 era 39,8%, representando também o maior avanço na passagem dos dois anos.

O contingente de pessoas ocupadas como empregador ou por conta própria, que estavam em empreendimentos registrados no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), aumentou entre 2012 e 2016.

Chegou a 2016 com 29,%, mas caiu em 2017 para 28,1%, voltando a crescer, até atingir o maior valor em 2019 (29,3%).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul