“Acijs propõe frente contra burocracia”

Por: Pedro Leal

10/04/2019 - 05:04

Um grupo de trabalho que se dedique a desamarrar nós da burocracia, a reavaliações de legislações e ao estudo de maneiras para a simplificação de processos que envolvem o empreendedorismo na região foi a proposta da Acijs, como resultado do debate que a entidade promoveu na segunda-feira (8).

A discussão foi feita durante encontro com a participação da Prefeitura e de entidades como Apevi, OAB, Associação de Engenheiros, CDL, Associação de Imobiliárias e Sindicato dos Contabilistas, entre outros segmentos representados na plenária.

 

 

A ideia, explica o presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, é buscar soluções para muitos entraves burocráticos ocasionam gargalos a empreendedores já instalados ou interessados em investimentos na região.

“Temos sentido os reflexos desta situação com a perda de recursos importantes para a nossa economia, é uma situação que impacta diretamente na geração de empregos, em melhor renda para a população, mas que também o município e a região com a perda de receitas das arrecadações dos impostos”, comenta o empresário.

O objetivo do encontro, segundo Ramos, foi sensibilizar a comunidade quanto ao tema e buscar a adesão das diversas entidades representativas para a solução a processos muitas vezes excessivamente burocráticos que emperram o desenvolvimento.

A proposta do grupo de trabalho é revisitar legislações, portarias e outras situações legais para tornar o dia a dia das pessoas e das empresas mais simples.

O empresário salienta que o objetivo não é contrariar princípios baseados na legalidade ou que firam o ordenamento jurídico, pautando a proposta em aspectos práticos que assegurem mais tranquilidade e isto resulte em eficiência e qualidade dos processos.

“O que vemos hoje são disfunções burocráticas que causam lentidão nos processos, nas tramitações de abertura e fechamento de empresas, em licenciamentos, enfim, situações que afetam toda a sociedade”, afirma Ramos.

Diversas ações no mesmo caminho já vêm sendo anunciadas pelo governo federal com o propósito de dinamizar processos.

Semente Urbana

Oferecer um espaço controlado, seguro e econômico para produzir vegetais, frutas, flores ou qualquer outra planta em ambiente urbano, com um sistema de automação das variáveis do cultivo. Esta é a proposta da startup Semente Urbana, em processo de aceleração da Spin.

A empresa, com sede em Schroeder, no Norte Catarinense, está em busca de investidores para colocar a ideia no mercado. Conforme o CEO, Joe Vogel, a solução vem sendo trabalhada desde 2015.

“Com a parceria entre a Semente Urbana e Spin, planejamos validar os problemas do mercado e, depois, vamos operacionalizar a construção dos módulos”, destaca.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?