Acijs é premiada por núcleos setoriais

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

05/04/2022 - 05:04 - Atualizada em: 05/04/2022 - 08:06

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) está representada na publicação “Melhores Práticas – Passe Boas Ideias Adiante”, iniciativa do programa Empreender Competitivo no período 2017-2021.

Os trabalhos desenvolvidos na Acijs pelos Núcleos de Automecânicas e de Panificação e Confeitaria mereceram destaque no guia que indica cases de sucesso, em ação desenvolvida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e pelo Sebrae.

O objetivo da publicação é compartilhar as boas ideias de empreendedores de todo o Brasil na busca por mais eficiência na gestão e competitividade de seus negócios, em meio ao cenário de dificuldades na economia e, nos dois últimos anos, agravado pelo quadro de pandemia do novo coronavírus.

O documento reúne 12 projetos detalhando que ações os empreendedores colocaram em prática, com fotos e depoimentos dos empresários com avaliações sobre os resultados alcançados, além de opiniões de representantes do Sebrae e da CACB.

Malwee

O Grupo Malwee, uma das maiores empresas de moda do Brasil, se uniu ao Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), um movimento único no Brasil que une todos os agentes da cadeia produtiva do algodão e da indústria têxtil, incentivando o uso da fibra e promovendo a moda responsável e o consumo consciente.

O algodão é muito importante para a empresa, já que 76% da matéria-prima utilizada na produção de roupas do Grupo Malwee é a fibra natural e responsável. Ela ganha esse título, porque, na última safra, 84% da produção recebeu a certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que atesta a adoção de melhores práticas sustentáveis no cultivo da fibra.

Marisol

A Lupo assumiu, oficialmente, a operação da unidade produtiva da Marisol, localizada em Pacatuba, no Ceará. As negociações de venda foram concluídas no ano passado. O evento de transição, realizado na semana passada, relembrou momentos marcantes da história da empresa e homenageou colaboradores com mais tempo de casa e maior assiduidade histórica, número de promoções e de ideais sugeridas para melhorias de processos.

 

Presença feminina

Iniciativa do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, um painel na segunda-feira (4) debateu a presença feminina em empresas que apostam na inovação como um recurso estratégico para a melhor competitividade.

Participaram do painel como palestrantes a vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação Acijs e CEO do Grupo Menegotti, Pauline Menegotti Horn; o gestor do Novale Hub, Nelson Martins de Almeida Netto; e a coordenadora do Labic Novale, Laryssa Tarachucky, Karolliny Dutra, diretora da Fiscall Gestão de Condomínios e integrante do Núcleo da Mulher Empreendedora, foi a mediadora do encontro.

Refinarias

A Petrobras informou na segunda-feira (4) que alcançou 91% de fator de utilização total do parque de refino na última semana de março de 2022. A média do fator de utilização considerando todo o mês foi de 89%.

 

Chocolate

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o número de pequenos negócios que fabricam produtos derivados de chocolate aumentou durante a pandemia de Covid-19. Neste ano, a Páscoa, melhor momento para as vendas no setor, será comemorada em 17 de abril. Segundo a entidade, a abertura de novos negócios na área aumentou 57% em 2021 em comparação com o resultado de 2019

Avaliando o Leão

O governo federal lançou um serviço para avaliar o serviço digital do Imposto de Renda da Pessoas Física (IRPF). A ferramenta já está disponível e, por meio dela, os contribuintes que declararam o imposto podem dar suas opiniões e sugestões sobre as funcionalidades do serviço.

Combustíveis

O último relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) alerta que o mundo deve abandonar urgentemente os combustíveis fósseis. O aviso ocorre no momento em que os governos se debatem com alterações de última hora ao documento. Os cientistas da Organização das Nações Unidas (ONU) trabalharam durante o fim de semana para terminar um relatório sobre a forma de reduzir os gases de efeito de estufa, que estão aquecendo o planeta.