“Uma oportunidade para conhecer quem nada contra maré”

Por: Elissandro Sutil

22/05/2018 - 06:05 - Atualizada em: 29/05/2018 - 16:27

Anfitrião da palestra em Jaraguá do Sul, que vai unir João Amoêdo e o técnico Bernardinho no palco do Baependi nesta quarta-feira, o pré-candidato a deputado federal pelo Novo, Leandro Schmöckel Gonçalves, diz que esta é uma oportunidade para comunidade conhecer quem “nada contra a maré” e está disposto a estabelecer novos paradigmas para política brasileira.

A princípio, seriam disponibilizados 600 ingressos gratuitos, mas a procura fez o grupo aumentar a oferta para mil.

A organização prevê que Amoêdo fará uma apresentação pessoal e das suas propostas e a Bernardinho ficará a responsabilidade de detalhar a plataforma do Novo, já que o multicampeão de voleibol foi anunciado há duas semanas como embaixador da sigla. Ele fará a estreia nessa posição justamente em Jaraguá do Sul.

O case dos quatro vereadores eleitos pelo partido em 2016 deve ter eco aqui.

Em média, os parlamentares de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte reduziram em 50% o uso das verbas de gabinete, abrindo mão de assessores e de uma série de regalias que só fazem sentido para quem não conhece a realidade do país e nem tem o espírito de servir ao público.

É nesse impulso que a sigla acredita que se conseguir alcançar o objetivo de eleger de 30 a 35 deputados federais este ano será possível fazer muito barulho a partir de 2019 no Congresso Nacional. “Estamos no começo, mas com essa postura tão diferente já conseguimos chamar a atenção”, resume Leandro.

A palestra de Amoêdo e Bernardinho terá início às 20h30, os ingressos podem ser reservados no site da sigla.

 

Prestando contas

Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner (PP), está correndo o município para entregar impresso com a sua prestação de contas. O material, bem elaborado, traz informações do mandato, posicionamentos e dados como os gastos de gabinete e a economia gerada com a decisão de abrir mão de indicar um profissional para assessor da presidência. O pepista ressalta que foi tudo bancado com recursos próprios.

 

TCE suspende licitação da

Prefeitura de Guaramirim

Foi publicado ontem no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado decisão do órgão de suspender o edital de licitação da Prefeitura de Guaramirim que previa contratação de empresa prestadora de serviços para coleta de resíduos sólidos, seletiva, material de saúde, varrição/capina, transporte, transbordo e destinação final do lixo.  O valor do contrato estava previsto em R$ 4,7 milhões por 12 meses. Atendendo recurso de concorrente no certame, o TCE apontou que as especificações no edital e que o fato de contratar todos os serviços em conjunto e não em separado poderiam inviabilizar a concorrência. O município tem 30 dias para se pronunciar.

 

Seu vereador no celular

A Câmara de Vereadores de Guaramirim lançou um aplicativo para a população acompanhar o trabalho dos vereadores no celular. Os usuários com sistema Android devem acessar a Loja Google Play Store e buscar por “Câmara de Guaramirim”. Com ele, os guaramirenses terão acesso aos três principais canais de comunicação, o Portal de Notícias, a Rádio Câmara e a página dos vereadores no Facebook, e ainda podem enviar recados para os vereadores. O presidente da casa, Ernesto Friedemann (PP), ressalta o esforço do Legislativo por uma atuação cada vez mais transparente.

 

Em Foco

*O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) é o entrevistado desta semana do Politicando.

*Questionado sobre a postura dos vereadores do PSDB na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, um alinhado ao governo Antídio Lunelli e o outro à oposição, o ex-secretário de Saúde do Estado disse respeitar o perfil diferente de Dico Moser e Ademar Winter, mas defendeu a importância da sigla ter unidade no discurso.

*Segundo ele, esse trabalho já vem sendo feito internamente.  Caropreso também preferiu não fazer avaliação do governo municipal, mas disse que sua atuação parlamentar tem foco em trazer benefícios para cidade.

*Ao comentar as duas versões diferentes pintadas de Santa Catarina, uma por Raimundo Colombo outra por Eduardo Pinho Moreira, o tucano avaliou que a situação das finanças públicas é preocupante e exige medidas drásticas. O parlamentar acredita, contudo, que não cabe ao PMDB apontar o dedo e nem se fazer de vítima. A crise tem sócio.

*Mesmo hoje com uma abrangência política muito maior do que há quatro anos, quando foi eleito na prorrogação e após problemas em uma urna em Içara, cidade do seu concorrente direto pela vaga, Caropreso acredita que o salto alto é um risco para qualquer candidato. E embora tenha atuação em muitos municípios, afirma que ter bom desempenho em casa é fundamental na busca pela reeleição.

*“Não nego que haja certo desconforto”, respondeu quando questionado sobre as denúncias que pesam contra Paulo Bauer. Para Caropreso, o senador precisa se explicar antes das definições das candidaturas. “Hoje o eleitor exige certa isolamento em relação a este tipo de denúncia”.

*A dificuldade de Geraldo Alckmin em decolar nas pesquisas e chegar pelo menos aos dois dígitos também é uma preocupação para Caropreso que vê o ex-governador de São Paulo como o mais preparado. O perigo dessa eleição, diz o jaraguaense, é o Brasil cair na mão de um aventureiro como Jair Bolsonaro. “Política é diálogo”.