Tudo indefinido

Por: Elissandro Sutil

07/09/2016 - 04:09

Além de ter visto a troca de prefeito se confirmar há menos de um mês em função de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que afastou Mario Fernando Reinke (PSDB) e Armindo Sesar Tassi (PMDB) por abuso do poder econômico e distribuição ilegal de macadame, o eleitor de Massaranduba ainda não sabe em quem poderá votar na eleição do dia 2 de outubro.  Os dois candidatos à Prefeitura, Armindo Sesar Tassi e Dávio Leu (PSD) tiveram contra eles pedido de impugnação do registro de candidatura. Os processos devem ser votados até o dia 12, próxima segunda-feira, mas o prazo é considerado curto pela Justiça Eleitoral.

linha flecha

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Pavimentando 2018
Deputado e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini é um cabo eleitoral disputado. Ontem, o jaraguaense gravou mensagens de apoio para 22 candidatos do partido no Estado. Apontado como nome de destaque do PMDB para uma disputa à Câmara Federal em 2018, Chiodini vai fortalecendo ainda mais seu nome.

linha flecha

Pasold descarta vice
Até ontem no site do TSE, o registro de candidatura de Irineu Pasold a vereador, que pegou muita gente de surpresa, ainda constava como aguardando julgamento. Ninguém no ninho confirma oficialmente, mas os tucanos chegaram a se reunir e avaliar a possibilidade de substituir Marcia Alberton pelo ex-prefeito. A leitura é que com isso a candidatura de Jair Pedri (PSD) ganharia mais corpo. À coluna ontem, Pasold negou que tenha intenção de postular a cadeira de vice, disse que a dobradinha Jair e Marcia está sendo bem aceita pela comunidade e que decidiu concorrer a uma vaga na Câmara para ajudar o PSDB e para provar que não está inelegível.

linha flecha

Queda e otimismo
O governador Raimundo Colombo se reuniu nesta semana com os secretários-executivos das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) para expor a situação do Estado. Disse que há um grande esforço para manter o equilíbrio fiscal. O desafio é grande, admitiu, principalmente diante da queda da arrecadação. Em agosto de 2016 sobre agosto de 2015, o recuo foi de 0,50%. Aplicada a inflação do período, o índice vai a 10% negativos. Diante do quadro, a avaliação e o planejamento são feitos mês a mês. Colombo procura manter o otimismo, apesar do período difícil. “Apesar das dificuldades, há sinais de melhora. Vamos fechar bem o ano, tocando todas as obras e com bons serviços prestados à população”, prevê.

linha flecha

14202684_1142383972503065_1332853119401022637_n
Homenagem e apoio

Antídio Lunelli (PMDB) e Udo Wagner (PP) deram uma pausa na correria da campanha para homenagear o casal Fernando Springmann e Yara Fischer. Ele foi o primeiro médico a prestar atendimento à Rede Feminina de Combate ao Câncer e ela foi integrante da primeira formação da Orquestra da Scar.

linha flecha

Na Acias
Na plenária da próxima terça-feira, os candidatos à Prefeitura de Schroeder terão a oportunidade de apresentar seus planos de governo durante plenária da Associação Empresarial. Desburocratização, investimento em infraestrutura e incentivo à atração de empresas serão alguns dos focos principais.

linha flecha

Dificuldades de caixa
Não é só na região que os candidatos estão tendo dificuldade para angariar recursos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 47,6% das doações recebidas até agora são recursos dos próprios concorrentes. Foram R$ 250 milhões investidos nas próprias candidaturas. O total supera o de pessoas físicas, que doaram R$ 175 milhões aos candidatos que pleiteiam uma vaga nas prefeituras e câmaras municipais.  E entre os doadores, o Tribunal de Contas da União (TCU), identificou 38.985 com indícios de irregularidades. O número representa 34% do total das 114.526 pessoas que doaram. Entre os absurdos estão 35 doadores já falecidos, com registros de óbito nos cartórios.

linha flecha

eleicoes 2016• Os candidatos à Prefeitura da região vão aproveitar o feriado de 7 de setembro para fazer um corpo a corpo com o eleitor.

• O PMDB de Guaramirim programou para esta manhã, a partir das 9h, bandeiraço na 28 de Agosto. Em vídeo, Nilson Bylaardt e João Vick convocaram os militantes para participar.

• Já os candidatos da Coligação “Muito Mais Guaramirim”, de Paulo Veloso (PR) e Dêgo (PSB), cumprem agenda nos bairros Avaí, almoçam na Sociedade Amizade e no período da tarde seguem para o Guamiranga, Putanga e Ponta Cumprida.

• Em Jaraguá do Sul, o desfile de 7 de setembro promete reunir os quatro candidatos à Prefeitura. Antídio Lunelli, Ivo Konell, Jair Pedri (PSD) e Luiz Ortiz (PT) confirmaram presença no evento.

• As redes sociais continuam agitadas nesse período eleitoral. Sem recursos e com tempo limitado, os candidatos têm apostado forte na divulgação de vídeos e fotos. O que anda faltando são propostas concretas.