Revitalização pode vir de parceria público-privada

Por: Elissandro Sutil

20/04/2016 - 04:04

A revitalização do Calçadão voltou a ser tema de encontro ontem entre representantes da Prefeitura, da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e do Sebrae. O objetivo é tornar a localidade mais chamativa para quem gastar dinheiro e também para quem quer passear em família. Entre as necessidades apresentadas pelos integrantes da comissão formada para debater o assunto estão: arborização, drenagem e escoamento de água; manutenção de floreiras, bancos, lixeiras, bicicletários, iluminação e calçadas, regularização dos vendedores ambulantes, criação de vagas de carga e descarga, avaliação da programação cultural realizada no local e criação e apresentação à comissão de um Projeto de Revitalização Estrutural envolvendo todo o Calçadão e seu entorno.

Deixar o centrão da cidade mais atrativo é, sem dúvida, uma necessidade. A maneira como isso vai ocorrer, porém, precisar ser debatida. O Poder Público não pode ser o único agente da mudança. O ideal seria que as entidades se unissem para firmar uma parceria público-privada que beneficiasse os comerciantes e a população. As lojas, por exemplo, poderiam diminuir a poluição visual, ser acessíveis a todos, criar uma identidade mais convidativa, participar de campanhas e, um dos problemas registrados hoje, evitar o depósito de lixo no fim de semana, que muitas vezes divide espaço com pedestres. A busca por fazer de Jaraguá do Sul uma cidade melhor para se viver, consumir, se divertir e trabalhar depende de todos.

* * *

Projeto 55
Coincidência? O Juventus lançou ontem o projeto 55, estranhamento o número do PSD, partido do vereador Jeferson Oliveira, ex-presidente do clube e quem formou a atual diretoria. A desculpa é que o projeto é fazer com que o Moleque Travesso chegue aos 55 anos, em 2021 sem nenhuma dívida. Então tá.

* * *

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

PMDB prepara nominata
O empresário e pré-candidato à Prefeitura, Antídio Lunelli, assina ficha de filiação de Jackson Ávila no PMDB. Jackson é filho do presidente da Câmara, José de Ávila, e não descarta disputar uma vaga no Legislativo com o pai, que agora está no PSC. Na noite de segunda-feira, o PMDB assinou 100 novas filiações.

* * *

Recapeamento
O Samae deu início ao recapeamento da rua Ângelo Rubini, principal via da Barra do Rio Cerro. O vereador Eugênio Juraszek (PP) foi ao local vistoriar a melhoria que já vinha sendo reivindicada há um bom tempo por moradores e comerciantes da localidade.

* * *

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO