MP propõe uma Jaraguá acessível a todos

Por: Elissandro Sutil

11/03/2016 - 04:03

A fala do promotor Henrique da Rosa Ziesener foi o momento mais importante da sessão da Câmara de Vereadores, ontem. Propondo a construção de um município acessível a todos, o titular da 8ª Promotoria do Ministério Público convidou os vereadores a fazerem parte de um projeto que visa promover a independência e o respeito aos direitos de todas as pessoas em especial àquelas que têm alguma dificuldade de locomoção, como é o caso dos cadeirantes.

Ziesener citou o fato de Jaraguá do Sul não ter uma legislação específica sobre o tema como limitador dos avanços necessários e reconheceu que é preciso mudar a cultura.

Atualmente, as barreiras de inclusão para os deficientes estão por todas as partes, nos prédios públicos e privados e até nas calçadas. O promotor, que já iniciou uma conversa com o Poder Executivo e com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), pediu aos parlamentares união para transformar a realidade, reconhecendo que os avanços nem sempre acontecem na velocidade desejada. “Mas a sociedade evoluiu e as necessidades vão aparecendo. Essas pessoas trabalham, produzem e têm direito de ir e vir o que não está sendo respeitado”, avaliou.

Como primeiro passo dessa iniciativa, o Ministério Público e a CDL vão elaborar uma campanha de conscientização que visa chamar a atenção dos lojistas para esse público que vem sendo esquecido pela maioria dos estabelecimentos. A elaboração de uma legislação municipal acerca do tema será outro passo em busca de avanço. “Essa é uma questão bastante sensível, exige uma atenção especial para que possamos melhorar a vida dessas pessoas”, pediu.

* * *

Parque na Arena 
Através da deputada federal Angela Albino, a Prefeitura recebeu uma emenda no valor de R$ 250 mil. O recurso será investido na construção de uma nova área de lazer, ao lado da Arena Jaraguá. Segundo o diretor da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME), Alessandro Martins, o espaço será similar ao que foi implantada nas imediações do ginásio Arthur Müller. “Será uma praça linear com várias opções para a comunidade a exemplo do que já existe lá”, ponderou.

* * *

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Direitos ignorados
Titular da 8ª Promotoria, Henrique da Rosa Ziesener chama a atenção para inexistência de legislação municipal que trate sobre as normas de acessibilidade em Jaraguá do Sul. O MP deu início a uma campanha para mudar a realidade e diminuir as barreiras para quem enfrenta dificuldades de locomoção.

* * *

Parceria viabilizada
O prefeito Dieter Janssen, o presidente do Samae, Ademir Izidoro, e o vereador Eugênio Juraszek vão a Florianópolis hoje para uma reunião com o diretor-presidente da SCGás, Cosme Polêse.
Será discutida a possibilidade de parceria entre o Samae e a SCGás para o recapeamento da Rua Ângelo Rubini e de outras ruas que receberam obras de instalação de dutos de gás e da rede de esgoto.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO