Marginais de rodovia onde será construído elevado começam a ganhar forma

Por: Elissandro Sutil

18/06/2017 - 10:06

Uma movimentação de trabalhadores já pode ser observada nas laterais da BR-280, em Guaramirim. Na sexta-feira (16), oito máquinas, entre caminhões e retroescavadeiras, faziam o serviço de terraplanagem onde serão construídas as vias marginais do elevado que dará acesso à SC-108. As laterais contemplam a primeira etapa dos trabalhos e, ao serem concluídas, receberão o fluxo de veículos da rodovia, que será interditada para a execução do viaduto. O projeto ainda inclui faixas multiuso, encaixes na pista com terra armada e rotatória sob o elevado. A obra, que faz parte do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-280, será a única parte efetuada pelo Estado e foi incluída no programa Pacto por Santa Catarina, totalizando investimento de R$ 41,2 milhões. A previsão é que os serviços sejam finalizados em meados de agosto do ano que vem. Serão 650 metros de extensão, sendo 60 metros do viaduto, com 23 metros de largura para duas pistas de rolamento em cada sentido e acostamentos. A ordem de serviço foi entregue no dia 25 de maio pelo governador Raimundo Colombo durante visita à regional.

Saiba mais:

– Empresa prepara terreno para obra de elevado na BR-280, em Guaramirim

Winter protocola desistência

O vereador Ademar Winter (PSDB) protocolou ofício na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul solicitando sua substituição na presidência da comissão processante que investigará denúncia de que Arlindo Rincos (PSD) teria cobrado uma taxa em cima do salário de um funcionário comissionado da Casa. À coluna, na sexta-feira (16), o tucano lembrou que passou por problemas sérios de saúde recentemente e disse que foi aconselhado pelos médicos a evitar situações estressantes. “Abrir a comissão é fácil. Agora, os integrantes vão ter que correr atrás de provas”, justificou.  Jaime Negherbon (PMDB) avisou que integrará a comissão.

Saiba mais:

– Procura-se vereador para integrar comissão processante na Câmara de Jaraguá

 

reposiçao de aula - em

Sem feriadão nas escolas

Estudantes das escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino compareceram nesta sexta e sábado ao terceiro dia de reposição de aula em função da greve. Na instituição com maior número de alunos de Jaraguá, a Albano Kanzler, no bairro Nova Brasília, foram 13 turmas no período matutino e no vespertino, do pré ao 9º ano. O diretor da escola, Luis Fernando Olegar, avaliou que a presença dos estudantes na sexta-feira (16) foi maior do que nos dois primeiros sábados de reposição, ficando superior aos 70%. Os números oficiais devem ser divulgados pela Secretaria de Educação na semana que vem. Este sábado (17), também foi dia de reposição nas instituições municipais.

Meta de vacinação alcançada

Após quase dois meses de campanha de vacinação contra o vírus influenza, a regional de Jaraguá do Sul alcançou a meta de cobertura, chegando aos 93,60% do público alvo imunizado. Jaraguá registrou 95,97%, Corupá 99,97% e Massaranduba 91,80%. Guaramirim e Schroeder ficaram abaixo da projeção do Ministério da Saúde, com 85,38% e 84,95% respectivamente. A mobilização estava programada para acontecer até o dia 26 de maio, mas se estendeu até 9 de junho. As doses restantes foram liberadas para toda a população na reta final da campanha em virtude da baixa procura. Desde o início do ano, foram notificados dois óbitos por gripe A, tipo H3 sazonal, e mais sete casos suspeitos com resultados negativos na microrregião. As duas mortes foram em Jaraguá do Sul.

É muito imposto

Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos, taxas e contribuições. A cifra é medida pelo impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e foi alcançada na sexta-feira (16).  Em 2016, o mesmo valor foi atingido somente no dia 5 de julho.

Vai ter debate

Em Florianópolis, os vereadores Rafael Daux (PMDB) e Bruno Souza (PSB) protocolaram dois projetos que impedem a adoção do ponto facultativo na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. A medida já gerou polêmica. Na região, órgãos federais, estaduais e municipais emendaram o feriadão.

RFCC de Guaramirim busca voluntárias

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Guaramirim convida a todas as interessadas em ser voluntárias a preencher a ficha de inscrição e o termo de adesão. As fichas estão disponíveis nos seguintes locais: Delloah Móveis, Posto 28, Krügers Multimarcas e Silvestre Mannes, em Guaramirim. A sede da rede deve ser inaugurada no segundo semestre do ano, na rua 28 de Agosto, 2271, antiga escola Wizard.

Redução da carga horária

Anunciado na semana passada, o projeto de lei que vai permitir que os servidores da Prefeitura de Jaraguá do Sul optem por redução da carga horária – com redução proporcional de salário – ainda não foi protocolado na Câmara de Vereadores.