Ligação da nova estação de esgoto tem parceria entre Samae e Tigre

Por: Elissandro Sutil

13/02/2016 - 06:02 - Atualizada em: 15/02/2016 - 08:12

Com o início das operações da quarta estação de tratamento de esgoto de Jaraguá do Sul, cerca de 10 mil residências terão que fazer a ligação do esgoto sanitário na rede coletora do Samae nos próximos meses. Para preparar profissionais para fazer esse trabalho, o Samae, em parceria com a empresa Tigre, vai promover um treinamento gratuito na próxima quarta-feira, na Acijs. “A rede foi projetada somente para coletar esgoto sanitário. A ligação de águas de chuva sobrecarrega a rede, dificultando o tratamento e pode fazer o esgoto até mesmo retornar à casa do usuário”, avisa o diretor-presidente da autarquia, Ademir Izidoro, sobre a importância da capacitação.

A nova estação deve ser inaugurada em março pelo prefeito Dieter Janssen, beneficiando 70 mil habitantes dos bairros Vila Lenzi, Nova Brasília, Jaraguá Esquerdo, São Luis, Tifa Martins, Barra do Rio Molha, Rio da Luz, Barra do Rio Cerro e Jaraguá 99. A obra recebeu investimento de mais de R$ 30 milhões e vai fazer Jaraguá do Sul ultrapassar os 80% de tratamento de esgoto, uma marca invejável para a maioria das cidades.

* * *

2016-02-11 - revitalização rio da luz - piero ragazzi-1

Concretagem liberada
A assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de quase um quilômetro na subida do Morro Boa Vista foi assinada na manhã de ontem, na Prefeitura. Assim que os recursos foram liberados, na última semana de janeiro, a Prefeitura deu andamento na documentação para iniciar a obra. O deputado federal Mauro Mariani (PMDB), que articulou a destinação do recurso com o Ministério do Turismo, esteve presente para o ato ao lado do secretário de Estado Carlos Chiodini (PMDB). O prefeito Dieter Janssen (PP) destacou a importância do investimento para o lazer e segurança da comunidade, além do estímulo ao turismo promovido pelo voo livre e pela Chisetta Alpina. Mariani adiantou que o recurso para a construção do parque Via Verde, outra promessa, já está assegurado no orçamento de 2016 e depende da liberação do Governo Federal.

* * *

Mostrando obras
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Ronis Bosse, irá à Câmara na próxima semana para detalhar duas grandes obras que serão entregues pela Prefeitura: a ponte do Rau e o Centro de Artes e Esportes Integrados da Vila Lenzi. Juntos, os equipamentos somam investimento de cerca de R$ 7,5 milhões.

* * *

No ninho errado
O PSDB enviou ontem uma carta ao vereador Jair Pedri liberando-o dos compromissos com o partido e autorizando a migração ao PSD antes da abertura da janela eleitoral. Desde o ano passado, ele fala publicamente da intenção de fazer a transição e vem militando ativamente das reuniões da nova sigla. A mudança não aconteceu porque, se feita antes da abertura da janela, Pedri teria que entregar a cadeira na Câmara de Vereadores ao PSDB. A presidente do partido, Marcia Alberton, informou a decisão da Executiva e do Conselho de Ética ontem, enquanto acompanhava na Prefeitura a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação do Morro Boa Vista e disse que não há interesse em mantê-lo no partido. Alberton considera que as atitudes de Pedri não condizem com o “perfil de político que os jaraguaenses merecem” e com os princípios do PSDB. “Ele entrou no ninho errado”, finalizou a presidente.

* * *

Correção
Diferente do que foi publicado na edição de ontem, os projetos de pavimentação da Via Verde e da Rua Alvin Meyer ainda não foram encaminhados para licitação. A Via Verde foi para análise técnica na Caixa Econômica Federal, que é responsável pela liberação do recurso. Igualmente, o projeto da Alvin Meyer foi enviado para o Ministério da Integração. Ambos têm recurso assegurado.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO