Posicionamento de Esperidião Amin diante das reformas é visto com reservas

Por: Elissandro Sutil

02/05/2017 - 08:05 - Atualizada em: 02/05/2017 - 11:00

Com trânsito livre em Jaraguá do Sul e região, o ex-governador, ex-senador e atual deputado federal catarinense Esperidião Amin (PP) surpreendeu, para a maioria, negativamente, suas bases por aqui em função de seus posicionamentos nas últimas votações no Congresso Nacional. Foi contra Reforma Trabalhista, contra a terceirização e faz críticas abertas à Reforma da Previdência. Lideranças empresarias já olham desconfiadas para o ex-governador. Aliás, o PP – partido do líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PB) – teve o maior número de votos contra o projeto da Reforma Trabalhista  – nove. Amin  já havia declarado que a proposta de reforma da Previdência, nos termos em que o governo enviou ao Congresso, não deve ser aprovada. “Pessoalmente, considero que devem ser aperfeiçoados alguns dispositivos ‘injustos e inadequados’ que integram a iniciativa”, disse recentemente.

Comitiva rumo à Capital

Lideranças da região estão se organizando para cobrar um posicionamento do governador Raimundo Colombo (PSD) sobre as obras de duplicação do trecho urbano da BR-280. A desculpa que a possível concessão inviabilizaria a obra não foi bem recebida. A melhoria, afinal, é para comunidade, para quem Colombo vem fazendo e descumprindo sucessivas promessas.

Em novo horário

A partir de desta terça-feira o horário das sessões da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul muda. Ao invés das 15h30, os encontros passam a acontecer às 17h30. O pedido partiu dos vereadores Marcelindo Gruner e Celestino Klinkoski, que são servidores da Prefeitura e de hoje em diante terão que cumprir horário integral de expediente. Segundo o presidente Pedro Garcia, a mudança também facilita o acesso da população ao Legislativo.

Direito do consumidor 

O senador Dário Berger (PMDB) apresentou projeto de lei para que clientes de planos de internet móvel não percam dados que sobram de um mês para o outro, uma vez que o pagamento é feito pelo total contratado. Para Berger, há uma distorção a ser corrigida: se o usuário excede o limite de dados contratado, deve pagar mais para continuar navegando; se consumir menos, “esse saldo simplesmente some”.

Redução na fila de espera em Corupá

A Prefeitura de Corupá pretende formalizar ainda este mês um convênio com o Hospital do Rocio, de Campo Largo (PR). A intenção do prefeito João Carlos Gottardi (PP) é diminuir consideravelmente a fila de espera de cerca de 3 mil pessoas para consultas e procedimentos especializados, principalmente nas áreas de oftalmologia, ortopedia, gastroenterologia,  neurologia, entre outras. Por mais que hoje Corupá mantenha convênio com os dois hospitais de Jaraguá, não é suficiente para atender à demanda de pacientes que precisam de consultas de especialistas, exames e procedimentos, espera esta que vem desde 2013.  O Hospital do Rocio é um dos mais completos do país. Tem 1.200 leitos e 305 vagas de UTI, sendo 97% do atendimento direcionado ao SUS. No dia 16 de maio, o secretário de Saúde Irineu Pasold participa de reunião com a direção da unidade para acertar os valores e detalhes do convênio.