Bico arranhado

Por: Elissandro Sutil

09/08/2016 - 04:08

Para alguns tucanos, a escolha do diretório do PSDB, de apoiar Jair Pedri (PSD), está difícil de engolir. Pedri pediu para sair do ninho em fevereiro deste ano onde não era bem quisto há um bom tempo. E agora as convenções revelam esta virada de mesa, que teve articulação direta do deputado Vicente Caropreso. Sem a anuência dele, nada disso teria acontecido. O saldo é que muitos tucanos estão constrangidos em sair para pedir voto.

linha flecha

Questão de escolhas
O fato é que o PSDB decidiu correr o mesmo risco das últimas duas eleições municipais. Em 2008, os tucanos rejeitaram uma aliança com PP de Dieter Janssen e apresentaram Irineu Pasold como vice de Ivo Konell que, depois, com os direitos políticos cassados, foi substituído por Cecília Konell. Apesar da vitória nas urnas, o PSDB nunca teve participação no governo. Os jornais da época revelam brigas e bate-bocas públicos até o desembarque. Depois, em 2012, os tucanos apresentaram uma série de exigências para fazer parte da Coligação Nova Jaraguá. Como não foram atendidos em 100% dos requisitos, escolheram indicar Niúra Demarchi como vice de Moacir Bertoldi. Ficaram em terceiro. E agora, depois de meses de conversas com PMDB e PP, decidiram apostar em uma aliança com o PSD de Jair Pedri, o mesmo vereador que há meses atrás foi convidado a se retirar do partido. Há quem diga que o PSDB corre dois riscos, o de perder, como em 2012, e o de ganhar e logo se desquitar, como em 2008.

linha flecha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com tudo na campanha
Apesar de novato em disputas eleitorais, o empresário Antídio Lunelli tem se revelado com pique e desenvoltura de político experiente. Entre os eventos no último fim de semana, Lunelli participou de confraternização do PTB.

linha flecha

Maratona de hackers
Para estreitar as relações entre o setor público e a sociedade, valorizando ideias inovadoras, o Governo catarinense está lançando o Hackathon #DesenvolveSC, uma competição de programação que será realizada em setembro, em Florianópolis. “O desafio é criar uma solução tecnológica com os temas Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Inovação que possa beneficiar a população do Estado”, explica o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Luiz Antônio da Costa Silva. As inscrições vão de 15 até 22 de agosto no site www.ciasc.sc.gov.br/hackathon . As vagas são limitadas a vinte equipes com, no máximo, cinco participantes cada. O evento é realizado por meio do Ciasc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fapesc.

linha flecha

eleicoes 2016

• O pleito de outubro não deixa de ser um duelo entre os deputados Carlos Chiodini e Vicente Caropreso. Líderes do PMDB e PSDB terão sua própria densidade eleitoral testada também.

• O discurso de Udo Wagner durante a convenção que homologou o nome de Antídio Lunelli como candidato à majoritária ganhou o coração dos peemedebistas. Na oportunidade, Udo foi aplaudido ao dizer que está na hora do PP retribuir o apoio que recebeu há quatro anos, quando Dieter Janssen venceu a eleição fazendo mais de 17 mil votos de diferença sobre Cecília Konell.

• A disputa por uma vaga na Câmara vai ser acirrada no PMDB. O partido investiu forte na nominata. Difícil fazer apostas.

• Apesar do clima eleitoral, a campanha só será liberada a partir do dia 16 de agosto. Antes disso, propaganda antecipada, como pedir votos e distribuir santinhos, é crime.

• Levantamento da Direção Nacional do PT mostra que a legenda terá 1.135 candidatos a prefeito nas eleições de outubro. O número representa uma redução de 35,5% em relação aos 1.759 candidatos petistas que disputaram prefeituras nas eleições de 2012. É a menor quantidade de representantes do partido em um pleito municipal nos últimos 20 anos. No Vale do Itapocu, o PT só terá candidato em Jaraguá do Sul.