A última coletiva

Por: Elissandro Sutil

17/12/2016 - 10:12 - Atualizada em: 17/12/2016 - 10:45

Ao lado dos secretários e do vice Jaime Negherbon, o prefeito Dieter Janssen (PP) fez ontem a última coletiva do seu governo. Começou o encontro com a imprensa mostrando números e desempenho por área. Destacou a entrega da pavimentação de 84 ruas, melhorias no saneamento que somam quase R$ 70 milhões, a entrega das pontes do Rau e Curtume e outra série de ações listadas na reportagem ao lado, assinada pela repórter Verônica Lemus.

linha azul

Enquanto falava da crise econômica, Dieter foi lembrado por Ademar Possamai que a arrecadação este ano está compatível com a de 2012, o que revela o quão difícil foi administrar as contas. Apesar disso, levando em consideração as cidades de mesmo porte, Jaraguá do Sul está em uma situação bastante confortável, além de uma dívida já parcelada com o Issem, o governo espera zerar ou reduzir ao máximo as dívidas com fornecedores. Isso ainda vai depender do fechamento do Refis, do recebimento da segunda parcela da repatriação de recursos e das sobras da Câmara.  E em relação á gestão tributária municipal, o desempenho é considerado acima da expectativa. O aumento de arrecadação foi próximo de 30%, sem criação de impostos e nem mesmo reajuste. Aposta maior na fiscalização explica o resultado.

linha azul

Vice-prefeito eleito, Udo Wagner (PP) também estava na coletiva. Fez questão de se comprometer com o andamento de todas as obras e projetos iniciados no atual governo. Depois, elogiou a capacidade administrativa de Dieter, a seriedade da administração. “Você sai de cabeça erguida. E, apesar da crise, muita coisa foi feita”, discursou.  Jaime Negherbon (PMDB) também foi nessa linha e lamentou a falta de apoio de parte da população. “O povo tem memória curta e não se interessa em saber tudo o que fizemos”, lamentou.

linha azul

Administração assertiva, foi assim que Dieter resumiu o seu governo ao fim da apresentação. Antes, na assinatura da ordem de serviço para novas pavimentações, criticou o comportamento da oposição na Câmara, citando que alguns vereadores queriam o impedir de fazer obras ao atrasar a aprovação de financimento. Bem no estilo quanto pior melhor.

linha azul

“Saio sem nenhum advogado no meu pé”, brincou Dieter ao ressaltar que a única pendência judicial que tem durante os quatro anos é devido à disfunção de dois funcionários da Secretaria de Obras. Situação que, segundo ele, já está sendo resolvida. “Usei a palavra respeito na campanha e durante toda a minha administração. A sociedade quer políticos que resgatem isso”. Dieter citou o ex-prefeito Eugenio Strebe, que governou a cidade entre 1973 e 1977,  como modelo de boa conduta. Sobre planos futuros, admitiu que a candidatura a deputado estadual é uma forte possibilidade.

linha azul