“Saímos de cabeça erguida”

Por: Elissandro Sutil

02/11/2016 - 17:11 - Atualizada em: 14/05/2018 - 15:08

fotonoticia-050416_Plenario_MZ5

O deputado João Amin (PP), presidente do PP em Florianópolis, pontuou os resultados obtidos pela legenda no Estado. “O PP conseguiu estancar uma diminuição de prefeituras que vinha ocorrendo desde 2004. Também aumentou o número de vereadores. Em Florianópolis, mantemos as cadeiras na Câmara e tivemos o vereador com o maior número de votos da história de Santa Catarina. Perdemos a prefeitura por apenas 1.153 votos de diferença. É motivo para sairmos de cabeça erguida e coração aberto”. Na avaliação Amin, a sigla saiu fortalecida para disputa de 2018.

linha azul

Tucanos vão comandar um quarto da população

Segundo levantamento da EBC publicado pela Agência Brasil, os tucanos irão governar, pelos próximos quatro anos, 787 municípios que juntos somam população de 48.487.170 pessoas. O número representa quase um quarto dos cerca de 206 milhões de brasileiros. Na outra ponta, o partido que vai governar o menor número de brasileiros é o PSOL, que conquistou duas prefeituras e comandará o Executivo à frente de 14.351 pessoas.

linha azul

Gasto com pessoal

Levantamento rea­lizado pelo Instituto Brasileiro de Econo­mia da Fundação Getúlio Vargas mostrou que Santa Catarina tem o quarto menor gasto com pessoal ativo do Brasil, perden­do apenas para Espírito Santo, Rio de Ja­neiro e São Paulo. Para o secretário Anto­nio Gavazzoni, o desempenho do Estado é resultado do investimento contínuo em sistemas de gestão fiscal, que têm reflexos expressivos na produtividade.

“Nada do que estamos colhendo agora veio sem es­forço. Em Santa Catarina temos a cultura da disciplina fiscal”, avalia. Paralelamente às ações de con­trole do gasto público, o governo estadual vem revendo estruturas. Exemplo recente está na fusão de empresas da administra­ção indireta e na mudança de status de secretarias para agências de desenvolvi­mento regional.

linha azul

Segundo colocado em habitantes

O PMDB conquistou o maior número de prefeituras – 1.018, ou 231 a mais que o PSDB. Porém, a legenda irá governar uma população de 28.353.060 pessoas, cerca de 20 milhões a menos do que o PSDB. A explicação é que o PMDB teve vitórias em cidades menores, enquanto o PSDB conquistou prefeituras de cidades com maiores números de habitantes, incluindo São Paulo.

linha azul

Desempenho em SC

Deputado tucano Leonel Pavan deu exemplos numéricos da performance do PSDB nas eleições municipais em Santa Catarina: o partido elegeu 39 prefeitos, 33 vices-prefeitos e 355 vereadores. Se somada, a população destas cidades representa mais de 1, 2 milhão de pessoas.

linha azul

Recursos negociados podem reativar mutirões de cirurgias 

Governador Raimundo Colombo (PSD) e o secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing (PSD) estiveram em Brasília tentando negociar com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, recursos para o mutirão de cirurgias eletivas e para os hospitais, incluindo os de Jaraguá do Sul. Barros explicou que a liberação dos recursos depende da disponibilidade orçamentária e que consultará o Ministério do Planejamento para tentar ampliar o apoio ao serviço de saúde de Santa Catarina. No caso do mutirão de cirurgias eletivas, o valor reivindicado é de R$ 50 milhões e o ministério já iniciou o pagamento de R$ 20 milhões a partir de setembro último.

linha azul

Contra o caixa 2

Propostas contra a prática de caixa 2 estão previstas no texto do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator do Projeto de Lei 4.850/16, que sugere as dez medidas de combate à corrupção. Mas a tipificação do crime será feita apenas sobre casos de dinheiro de origem lícita, com previsão de penalidade de 2 a 5 anos de prisão.

linha azul

Julgamento

O TCE/SC marcou julgamento para o próximo dia 7 de novembro da Tomada de Contas Especial, instaurada pelo Decreto Municipal n. 9.316/13, com o objetivo de apurar supostas irregularidades no fornecimento de lanches para o Programa Segundo Tempo, durante o governo de Moacir Bertoldi, e cessão de espaço público na Arena Jaraguá para fins privados. Na época, Jean Leutprecht (PCdoB) comandava a FME.

linha azul

Ministério Público aciona vereador

Informações não oficias dão conta de que o presidente da Comissão Processante que avalia a perda de mandato de José de Ávila, Jeferson Oliveira (PSD), já recebeu notificação do Ministério Público e terá que explicar supostas manobras para adiar a cassação do presidente da Casa.

linha azul

Para ADR

Lideranças do PMDB de Jaraguá do Sul já alertaram o governador Raimundo Colombo (PSD) que são contra a nomeação de Jair Pedri (PSD) para Agência Regional. Também não querem a manutenção de Leonel Floriani (PSD) e nem a volta de Lio Tironi (PSDB).

linha azul

No tapetão 

Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 5.500 municípios brasileiros, 144 ainda aguardam decisão judicial sobre quem venceu a eleição, caso de Massaranduba.