“Nas vésperas de convenção municipal, Caropreso marca encontro com Dória”

Prestes a comandar mais uma convenção municipal do PSDB em Jaraguá do Sul, agendada para o dia 29 de março e que deve apontar para uma nova liderança na presidência, o deputado estadual Vicente Caropreso também articula mudanças no cenário estadual e nacional do partido.

O jaraguaense está incomodado com a indefinição que ronda a sigla e com os últimos acontecimentos que culminaram com as denúncias contra Aécio Neves e prisão de Beto Richa. Cenário que acaba manchando a imagem de tucanos de todas as plumagens.

“A gente precisa de um posicionamento firme do que vai acontecer. Defendo uma virada, a militância tem que voltar a ter orgulho do partido”, diz.

A partir da movimentação de Caropreso, um encontro como governador de São Paulo João Dória foi agendado para o dia 2 de abril no Palácio Bandeirantes.

Os rumos da sigla no país e em SC entrarão em pauta. A convenção estadual do PSDB deve acontecer entre abril e maio. Entre os cotados até agora estão Marco Tebaldi, Geovánia de Sá e Beto Martins.

Já a executiva nacional será renovada  em junho e deve ser comandada por Bruno Araújo, nome indicado por João Dória.

Para o jaraguaense uma mudança de postura “de cima para baixo” é fundamental para que a sigla saia do pleito municipal de 2020 fortalecida.

Ainda sem um nome claro para disputa em Jaraguá do Sul, Caropreso não descarta a possibilidade de concorrer, porem, vê a possibilidade como remota. “Adoro o trabalho que faço como deputado. Faço política com gosto para ajudar as pessoas”.

Articulando

Em viagem à Brasília para tratar a liberação de recursos para custear as obras necessárias em função dos alagamentos e desmoronamentos, o prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini esteve com os deputados federais Carlos Chiodini e Fabio Schiochet, de quem tem recebido apoio nas demandas.

Aproveitou para entregar calendário da Rede Feminina de Combate ao Câncer e lista de reivindicações.

Para recuperação

Vicente Caropreso protocolou uma indicação ao governador em que solicita a viabilização de recursos para Guaramirim e Jaraguá do Sul, para manutenção e revitalização asfáltica de ruas dos dois municípios que estão sendo usadas como rota de desvio após o deslizamento da SC-108.

Ruas como a Egídio Carlos Peixer e Anélio Nicocelli, em Guaramirim, e a rua Carlos Oechsler, em Jaraguá do Sul, estão sendo duramente impactadas. “O ônus da recuperação não pode ficar com as Prefeituras”, diz o tucano.

Saindo do forno

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelindo Carlos Gruner (PTB), deve anunciar hoje a decisão sobre o arquivamento ou abertura de Comissão Especial de Inquérito contra Dico Moser (PSDB) denunciado pelo Ministério Público pela prática de nepotismo.

Nos corredores, dizem que há aroma de pizza saindo do forno. A decisão ficou nas mãos de Gruner, Celestino Klinkosky (PP) e Eugênio Juraszek (PP).

Fiamoncini no PP

O ex-vereador João Fiamoncini vai mesmo deixar o PSD para se filiar ao PP. À coluna, ele diz que as conversas iniciaram ainda na gestão de Dieter Janssen e que agora foram concretizadas com Ademir Izidoro e Anderson Kassner.

Fiamoncini assumiu nesta semana o cargo de chefe de Ouvidoria na Prefeitura e deve disputar uma vaga na Câmara em 2020.

Schiochet ganha espaço

Deputado federal Fábio Schiochet (PSL) assumirá a Secretaria de Comunicação da Câmara, em um acordo já firmado com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM).

Com força tanto no governo federal quanto estadual, Schiochet recebeu a missão de organizar a sigla no norte do Estado para o pleito do próximo ano. Ele garante que o PSL terá candidato à majoritária em todos os municípios da região.

Em Jaraguá do Sul, diz que objetivo é ter cabeça de chapa. Ele admite conversas com o ex-prefeito Moacir Bertoldi, diz que ainda não falou com Fedra Konell, mas não descarta a possibilidade, porém, defende que essa tem que ser uma decisão muito bem calculada. “O PSL representa a renovação”.

PP e PSL em Guaramirim

Em entrevista disponível em Podcast, Fabio Schiochet elogiou a administração “excelente” de Luís Antônio Chiodini em Guaramirim e não descartou apoio à reeleição do pepista em 2020, com a possibilidade de o PSL indicar o vice.

Sucumbiram

O governo conseguiu a maioria, mesmo que apertada, e por cinco votos favoráveis, três contra e uma abstenção, garantiu a aprovação do projeto de lei que prevê o rateio dos honorários de sucumbência entre os procuradores do município.

Na prática, os 14 procuradores da Prefeitura devem receber em média um acréscimo de R$ 1,2 mil no salário com a decisão.

Os vereadores contrários à medida dizem que já há parecer na Procuradoria Geral da União, reclamam de uma possível penalização para os contribuintes e falta de isonomia no tratamento entre os servidores públicos.

Justa homenagem

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu prestou homenagem para os Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú, que trabalharam no resgate as vitimas em Brumadinho. A solenidade aconteceu na Câmara de São João de Itaperiú, na noite de terça-feira.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?