“Lunelli vai vetar emenda que permite rebaixamento de 90% das calçadas”

Antídio Lunelli | Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

02/08/2018 - 05:08 - Atualizada em: 02/08/2018 - 09:09

Como a coluna havia previsto, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) irá vetar a emenda aprovada pelos vereadores que permitiria o rebaixamento de 90% das calçadas em frente a comércios de Jaraguá do Sul. A informação foi confirmada ontem, pela Diretoria de Comunicação.

Leia mais: “Divisão do fundo eleitoral é barreira para quem não tem mandato”

Lunelli deverá sancionar a proposta original enviada pelo Executivo, na qual a soma dos rebaixamentos não poderá ultrapassar 50% da extensão do imóvel, exceto para testadas inferiores a 15m, respeitando as limitações máximas de rebaixo.

Antes disso, o prefeito irá reunir a base para tentar evitar que depois o veto seja derrubado em plenário, o que levaria a discussão para o judiciário.

Além da CDL, entidades como a Associação de Engenheiros e Arquitetos já haviam denunciado o absurdo proposto por Jackson Ávila e aprovado por outros sete parlamentares.

Com a missão de legislar lhes imposta pelas urnas, os vereadores simplesmente ignoraram todas as normas já existentes. O mais preocupante é que essa não foi a primeira vez. Está virando rotina.

Aniversário une Executivo e Legislativo

A Prefeitura de Guaramirim anunciou que fará a programação e a divulgação das comemorações pelo aniversário do município com auxílio da Câmara de Vereadores. O prefeito Antônio Luís Chiodini (PP) diz que além de reforçar a parceria entre as duas esferas, a união tem por objetivo otimizar recursos.

O material visual da campanha de 69 anos ficou a cargo da agência contratada pelo Legislativo e também a elaboração do calendário de eventos ao longo de todo o mês de agosto.

Além dos setores de comunicação dos dois poderes, a Comissão de Aniversário ainda é formada por representantes da Fundação Cultural, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação e Aciag.

O presidente da Câmara, Ernesto Friedemann, acredita que a união reforça a preocupação das duas entidades para com o munícipe e estreita laços entre os dois poderes.

OS em Guaramirim

Por unanimidade, os vereadores de Guaramirim aprovaram o projeto de lei que busca facilitar a gestão e ampliar o atendimento do Hospital Municipal Santo Antônio.

O texto, assinado pelas bancadas do MDB, PSDB, PSD e PP, diminui o tempo exigido de comprovação de experiência técnica a Organizações Sociais (OSs) para assumirem a eventual gestão de serviços na saúde pública do município.

Pela lei atual, o tempo mínimo é de cinco anos de comprovação. Caso o projeto seja aprovado em mais um turno de votação e também sancionado pelo prefeito, Luís Chiodini (PP), a exigência seria de dois anos.

Prestação de contas facilitada

Os prefeitos dos 295 municípios catarinenses terão a oportunidade de conhecer proposta de integração da prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC).

A proposta de um sistema eletrônico de gestão será apresentada pelo diretor de Controle dos Municípios (DMU) do TCE-SC, Moisés Hoegenn, em audiência pública, no próximo dia 8 de agosto, na Assembleia Legislativa.

A promessa é de menos burocracia, mais agilidade, custo menor, mais eficiência.

Isenção do IPTU

O vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), é autor de indicação que pede ao Executivo estudos no sentido de reduzir o valor do IPTU nas áreas tombadas do município. O parlamentar citou, como exemplo, o Rio da Luz.

“Por enquanto só veio o ônus do tombamento, vamos pedir para que venham os bônus”, disse Gruner, que ontem se reuniu com o prefeito Antídio Lunelli (MDB) para falar sobre o tema.

“Eu acredito que será um incentivo para manutenção dessas propriedades”, defende.

Número de comissionados

O vereador Osni Bylaardt (MDB) quer saber quantos cargos comissionados foram nomeados na gestão do prefeito Luís Antônio Chiodini (PP). O parlamentar cobra uma relação contendo o nome, cargo e o vencimento básico atual de todos.

Jaime e o gemidão

Enquanto Marcelindo Gruner (PTB) explicava, na tribuna da Câmara, sobre indicação de sua autoria para que os médicos passem a incluir nas receitas sugestões de chás, Jaime Negherbon (MDB) mexia no celular e foi pego por um tremendo gemidão.

Rapidinho fez sucesso nos grupos de WhatsApp. Jaime, que no início ficou irritado com a repercussão, contou à coluna que foi atraído por uma mensagem de acidente, clicou nas imagens e a terceira era uma pegadinha.

“Não uso celular da Câmara. Pago do meu bolso. E não era durante votação de projeto nem nada. É até um sinal que essa indicação parece que nunca vai sair”.

Eleições 2018

Mauro Mariani já teria batido o martelo, terá Carmem Zanatto (PPS) de vice. A informação é que o acordo prevê ainda que o MDB não irá lançar ninguém ao Senado, para apoiar em peso Jorginho Mello (PR).

Depois de recusar ser vice de Merisio, Esperidião Amin (PP) observa com cautela as negociações entre PSD e PSDB.

A torcida do MDB é que os maiores partidos lancem seus candidatos no primeiro turno. No segundo, é outro jogo.

Quer receber as notícias no WhatsApp?