Lunelli deve anunciar equipe na sexta: os primeiros nomes já são conhecidos

Por: Elissandro Sutil

06/12/2016 - 07:12 - Atualizada em: 14/05/2018 - 15:07

O prefeito eleito Antídio Lunelli (PMDB) comandou no fim de semana as últimas reuniões para fechar o organograma. A ideia da cúpula do governo é apresentar o secretariado e a estrutura administrativa na sexta-feira, durante coletiva na Scar. Uma das novidades será a junção das Fundações de Cultura e Esporte e a criação da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Agricultura, unindo diferentes pastas.

Os comandantes destas secretarias serão Natália Petry (PMDB) e Udo Wagner (PP), respectivamente. Além de Natália e Udo são considerados nomes certos Ademir Izidoro (PP), no Samae, Ademar Possamai (DEM), no Issem, Rogério Jung (PMDB) na Educação, Jonas Schmidt (DEM), na Saúde, Onésimo Sell (PMDB), em Obras, e Nina (PP) na Assistência Social. Hideraldo Colle (PMDB) deve ficar na Defesa Civil. Na Procuradoria, a solução deve ser caseira  com a nomeação de Benedito Noronha.

O diretor de Comunicação deve ser Giovane Mazzini, que já atuou na Prefeitura de Guaramirim. De lá vem também Denilson Weiss, que deve ser diretor de Finanças. Lunelli tem dito que, além da capacidade, o critério que mais pesou na escolha foi a confiança.

O empresário já avisou aos integrantes do seu batalhão que eles terão que estar disponíveis 24 horas por dia, os sete dias da semana. Até agora, a expectativa maior fica em relação ao anúncio do secretário de Administração, considerado peça chave na engrenagem do novo governo, eleito com a promessa de fazer a economia voltar a crescer.

linha azul

 Coragem para mudar: cortes confirmados

pagina 4 (1)

Foto: Eduardo Montecino

Prefeito eleito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP) visitou ontem a redação do OCP com rascunho do novo organograma, feito por ele mesmo. Como a coluna adiantou, o pepista irá começar o governo com apenas quatro secretários dos 16 cargos de primeiro escalão. Somente as pastas de Educação, Saúde, Administração e Obras serão ocupadas. Depois, conforme as necessidades, novas contratações poderão ser feitas. “Nossa coligação recebeu o nome de coragem para mudar, então vamos lá. A crise é grave. Temos que começar o governo assim para poder fazer caixa”, diz Chiodini.

linha azul

Nova queda do ICMS

A arrecadação de ICMS do mês de novembro em Santa Catarina ficou em R$ 1,511 bilhão. O resultado foi inferior a outubro e ficou como o pior mês de novembro dos últimos dois anos. Segundo o secretário de Estado Antonio Gavazzoni, se comparado o acumulado de janeiro a novembro de 2015 e 2016, considerando a inflação, a queda real já chega a 4,38%. “A situação é ruim e não deve melhorar rapidamente, mas continuamos trabalhando para manter as atividades sem aumentar os impostos”, garantiu Gavazzoni.

linha azul

Pela região

Vereadora eleita em Corupá, Andressa Fischer Schmitt (PP) lamenta rejeição da Câmara de Jaraguá do Sul ao projeto que proibia vereador de se licenciar para assumir uma secretaria. E promete apresentar iniciativa semelhante em 2017. Já Mauro Bramorski tentou emplacar o projeto em Massaranduba, mas não conseguiu angariar as três assinaturas necessárias para que o texto chegasse ao plenário.

linha azul

Homenagem

Em função do Dia Internacional do Voluntário, a Câmara de Vereadores presta homenagem aos Bombeiros Voluntários em sessão marcada para hoje, às 15h30.

linha azul

Pressão dos aliados

Chiodini diz que os vereadores eleitos estão conscientes da necessidade de enxugamento da estrutura pública, por isso, a pressão por cargos até agora é contornável. Ele quer começar em janeiro com apenas 24 comissionados, dos 135 cargos existentes. “É choque de gestão mesmo”, brinca o pepista.

linha azul

Cotada para Saúde

O anúncio do primeiro escalão de Chiodini será feito na próxima segunda-feira. Mas para Saúde o nome mais cotado é da técnica em saúde e especialista em SUS, Ivone Gonçalves da Luz, que não tem filiação partidária.

linha azul

Fröhlich na ADR

Prestes a deixar o governo, o prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich (PSD), é um dos nomes cotados para assumir a Agência de Desenvolvimento Regional em substituição a Leonel Floriani, que já colocou seu cargo à disposição do governador Raimundo Colombo.

linha azul

PP prepara encerramento

Presidente regional do PP, Ademir Izidoro agendou para o dia 19 de dezembro um jantar de encerramento de ano com os prefeitos, vices e vereadores eleitos pela sigla na região. Os integrantes da executiva do partido também devem participar.