“Caso Dico: Mesa Diretora vai aguardar parecer do jurídico”

O clima é de incerteza na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Ainda não se sabe que destino será dado ao inquérito encaminhado pelo Ministério Público à Casa com provas do nepotismo praticado pelo vereador Isair Moser (PSDB).

De março do ano passado a julho deste ano, a companheira do parlamentar, Rosane das Graças Theodoro, ocupou um cargo de gerência na Prefeitura com salário de R$ 7 mil. Ela foi desligada da função depois de uma recomendação ao Executivo do próprio Ministério Público.

Os integrantes da Mesa Diretora, a quem caberia a abertura de uma comissão processante contra o vereador por quebra de decoro parlamentar, já se reuniram para tratar sobre o tema.

Segundo o presidente Anderson Kassner (PP), o grupo irá aguardar a avaliação do Jurídico sobre quais devem ser os encaminhamentos. “Depois disso vamos nos posicionar”.

Além de Kassner, fazem parte da Mesa Marcelindo Gruner (PT), Celestino Klinkosky (PP) e Pedro Garcia (MDB).

Alvo de uma comissão de investigação no Legislativo aberta por seus pares e encerrada em agosto pela Justiça por falha jurídica, o vereador Arlindo Rincos (PSD) já avisou que vai pressionar para que a Câmara tome alguma atitude.

“No meu caso, eles abriram a comissão baseados em uma carta falsa. Agora, a investigação já foi até feita pelo Ministério Público. Tem prova, tem tudo. Se eles cruzarem os braços vai ficar muito evidente que o que fizeram comigo foi perseguição política”.

Além dos integrantes da Mesa Diretora, os partidos políticos com representação na Casa – MDB, PP, PSDB, PTB e PSD podem solicitar a abertura do procedimento, o que, até agora, parece pouco provável.

Pavimentação transparente

O presidente da Câmara, vereador Anderson Kassner (PP), é autor de indicação que pede para que o Executivo providencie um meio de divulgação, no site da Prefeitura, da lista e ordem das ruas a serem contempladas pelo programa de pavimentação comunitária. Segundo Kassner, a intenção é garantir transparência ao processo.

O parlamentar pesquisou sobre o assunto e informou que a prefeitura de Blumenau, desde 2013, já desenvolve um sistema de consultas nestes moldes.

O Programa de Pavimentação Comunitária foi aprovado pela Câmara de Vereadores no início de setembro e consiste na pavimentação das vias urbanas municipais, através da participação recíproca do poder público e dos particulares (pessoa física ou jurídica) interessados.

Na campanha

Chynthia Camargo, esposa do candidato ao governo do Estado Mauro Mariani (MDB), participou de evento com um grupo de professoras de Guaramirim na noite de quarta-feira.

Na foto, ao lado da ex-secretária da ADR Cristina Ziehsdorff. Chynthia tem participado ativamente da campanha de Mariani, principalmente na região, onde ele espera ter uma arrancada significativa.

Pensando bem…

Alguns vereadores já avaliam que o projeto que pretende transformar as emendas parlamentares em impositivas pode ser um tiro no pé. O entra e sai de pessoas apresentando suas reivindicações na Câmara é grande. Não vai haver recurso para todos e ao agradar uns vai significar desagradar muitos.

Pelo voto regional

Em nota encaminhada aos vereadores do Vale do Itapocu, o presidente da Avevi, Charles Longhi, agradeceu a todos pela participação na elaboração da pauta de prioridades entregue aos candidatos a deputado e saiu em defesa do voto regional como forma de valorizar a comunidade.

“Estamos tomando a iniciativa de pedir, de forma muito respeitosa, o empenho de todos para elegermos candidatos que verdadeiramente vão nos representar e que estarão mais próximos da entidade e conhecem mais os nossos pleitos.

Eles terão maior comprometimento com a nossa pauta de reivindicações. O momento exige, na nossa avaliação, o nossa adesão total para estas candidaturas, para obtermos o retorno esperado”, diz um trecho do documento.

Por acessibilidade

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar o respeito às leis de acessibilidade em alguns estabelecimentos de Guaramirim. Por enquanto, o Sine, o tabelionato e a Escola Lauro Zimermmann passarão por avaliação. Em caso de irregularidades, terão que ser adaptadas.

Eleições 2018

  1. A Associação Empresarial dá sequência à agenda eleitoral na próxima segunda-feira. A partir das 18h, os candidatos a deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e Leandro Schmöckel Gonçalves (Novo) falaram sobre as suas bandeiras.
  2. Surpresa e descontentamento no ninho. O PSDB de Guaramirim está engajado na campanha de Dieter Janssen (PP) à Assembleia Legislativa.
  3. No dia 1º de outubro será a vez do candidato ao governo do Estado Gelson Merisio (PSD) comparecer ao Centro Empresarial e apresentar a sua proposta
  4. “Não posso aceitar que alguém tenha coragem do roubar o dinheiro da gente. Vejo muita gente humilde, mulheres de bicicleta deixando seus filhos nas creches seis horas da manhã e não posso acreditar que alguém tenha coragem de roubar o dinheiro dos outros”. Afirmação de Dieter Janssen em vídeo postado nas redes sociais. O ex-prefeito tem a bandeira da ética como uma das suas armas para chegar à Assemblei Legislativa.
  5. Uma das dúvidas dessa campanha vai tendo fim. Até aqui, a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) tem mostrado que o tempo de TV já não é determinante.
  6. O marketing da Havan respondeu de forma bem humorada aos comentários feitos pelo candidato a presidente do Patriota, Cabo Daciolo, sobre as estátuas símbolo da empresa. Daciolo disse que se eleito iria acabar com as réplicas da Estátua da Liberdade.
  7. Em memes nas redes sociais, a estátua aparece com os dizeres: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira!” e “Escutei uns comentários por aí de que estavam querendo me tirar daqui, hihihi. Só vim mostrar pra nação que nem corda, nem corrente, muito menos cabo me tira daqui!”.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?