“Candidatos da região participam de encontro da OAB nesta quarta-feira (26)”

A 23ª Subseção da OAB/SC promove nesta quarta-feira (26) em Jaraguá do Sul um encontro de ideias com os candidatos a deputado estadual e federal pela região. O evento iniciará às 18h30, na sede do CPL (Centro de Profissionais Liberais).

Os doze concorrentes a uma vaga na Assembleia Legislativa já confirmaram presença. Para Câmara Federal, apenas Carlos Chiodini (MDB) comunicou que não poderá comparecer por ter assumido outro compromisso anteriormente.

O evento foi organizado pela comissão eleitoral da entidade e chefiado pela presidente Luciane Mortari Zechini. A OAB optou por dispensar o formato de debate e abrir espaço para que os candidatos falem de bandeiras e propostas.

O encontro será dividido em quatro blocos; apresentação dos candidatos; perguntas da imprensa, perguntas dos presentes e considerações finais.

Os temas propostos são transparência, segurança, saúde, educação, drogas, infraestrutura e tecnologia e inovação. A entidade diz que com a iniciativa se sente honrada em promover o exercício da cidadania, de forma democrática e transparente.

Parceria fechada

O prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP), entrou de corpo e alma na campanha de Dieter Janssen à Assembleia Legislativa. Chiodini tem organizado a programação do correligionário na cidade e vem ressaltando a conduta e o histórico de Dieter junto aos eleitores.

Chiodini ressalta bandeiras

Em busca de uma vaga na Câmara Federal, Carlos Chiodini (MDB) afirma que sua principal bandeira para região é sem dúvida a duplicação do trecho urbano da BR-280, além disso, pretende fortalecer as emendas para os hospitais e defender a classe produtiva.

“Existem reformas importantes que o próximo presidente vai precisar fazer para nossa economia voltar a crescer, iremos defendê-las. Assim como o Pacto Federativo, não dá para aceitar que apenas 18% do que enviamos em impostos para o governo federal retorne em investimentos. Vamos lutar contra esse descaso”, promete Chiodini.

Inovação e fortalecimento do turismo também estão na pauta do deputado, assim como a inclusão social. Durante evento na semana passada no Vieirense, Chiodini fez questão de ter uma interprete de libras em cima do palco.

Udo também é Bolsonaro

Depois de Antídio Lunelli (MDB) e Ademir Izidoro (PP), quem também declarou voto em Bolsonaro foi Udo Wagner (PP). Udo diz que sua opção natural seria Amoêdo (Novo), porém, diante do duelo previsto entre Bolsonaro e Haddad, o vice-prefeito argumenta que é preciso fugir da esquerda radical.

Caso Dico ainda sem solução

Com a dança nas cadeiras entre Executivo e Legislativo, a Câmara ainda não deu encaminhamento ao inquérito do Ministério Público que apontou a prática de nepotismo por parte do vereador Dico Moser (PSDB).

Marcelindo Gruner (PTB), que ocupa temporariamente a presidência da Casa, prevê que antes da próxima semana nada deve ser definido.

Segundo ele, somente no retorno das férias da procuradora jurídica Ariane Correa o tema volta a ser debatido.

“Vamos aguardar o parecer dela”, diz. Caberá à Mesa Diretora definir se abre uma comissão processante, que pode cassar o mandato do tucano.

Tucanos divididos no caso Dico

Entre a alta plumagem do PSDB, as opiniões divergem. Há os que ignoram a ilegalidade apontada, investigada e comprovada pelo Ministério Público, inclusive com apoio do Gaeco, e há os que defendem que se a sigla ainda quer ser respeitada deveria cortar da própria carne.

Irineu Pasold é um dos que tem dito nos bastidores que não há como admitir que um vereador ignore uma lei – a que proíbe o nepotismo – aprovada pela própria Câmara. Mas publicamente o ex-prefeito tem evitado se manifestar até porque é o suplente imediato de Dico Moser.

Mariani em Guaramirim

O candidato ao governo do Estado, Mauro Mariani (MDB), participa nesta quarta-feira da plenária conjunta das associações empresariais de Guaramirim, Schroeder e Massaranduba.

O evento, que tem como objetivo apresentar as principais demandas do setor na região e conhecer as propostas do candidato, começa às 8h30, no auditório da Aciag, na rua 28 de Agosto, 890.

Na Católica

Os vereadores aprovaram requerimento para que a Câmara realize no dia 25 de outubro uma sessão itinerante no Centro Universitário Católica, antiga Ferj, em função do aniversário da instituição.

Compra de vaga em creche

O prefeito em exercício, Anderson Kassner (PP), intermediou uma reunião ontem entre representantes da Secretaria Municipal de Educação e da instituição da Igreja Católica, Menino São Judas Tadeu.

A entidade atua com creches sem fins lucrativo em parceria com poder público, com sucesso em São Paulo e São Bernardo do Campo.

Kassner, desde o início do ano, vem defendido que esse é um modelo que pode dar certo no município e resolver um problema sério e histórico que é a falta de vaga nos centros de educação infantil.

Quer receber as notícias no WhatsApp?