“Candidatos a deputado da região correm contra o tempo”

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

29/09/2018 - 05:09

Com uma campanha mais curta, menos visível e com acirramento político no pleito nacional, os candidatos a deputado tiveram que trabalhar pesado este ano para serem lembrados. Nesta última semana de campanha quem não acelerar o passo ficará para trás.

Até mesmo os concorrentes ao governo do Estado reclamam da falta de atenção que receberam dos eleitores. A maioria continua dividida e absorta no flaflu eleitoral.

Quem não é conhecido politicamente terá ainda mais dificuldade. Mas nomes como o ex-prefeito Dieter Janssen (PP) e o deputado Vicente Caropreso (PSDB) também terão que quebrar a resistência e garantir o milagre – através dos apoiadores – de estar em vários locais ao mesmo tempo.

É de agora em diante que o eleitor começa a montar a sua colinha. Os indecisos podem optar por um detalhe ou outro. As redes sociais também são poderosa arma na construção e desconstrução.

Na briga por uma vaga na Câmara Federal, Carlos Chiodini (MDB) tem a vantagem de ter dois mandatos de deputado estadual, ter sido secretário de Estado, e ter uma rede estruturada de apoio por toda Santa Catarina.

Mas nem isso faz fácil a vida dele. O desafio de alcançar 110 mil votos é grande. Por isso, poucas horas de sono, muita sola de sapato e saliva, além de estratégia certeira, serão indispensáveis até o domingo dia 7 de outubro.

“Não se elegeram vereador e querem ser deputado?”

O ex-vereador e ex-presidente do PSD, Carione Pavanello, saiu em defesa do voto útil para a escolha de deputado estadual e federal. Em um discurso ácido e realista, criticou o excesso de nomes lançados pelos partidos na região.

“Vamos falar a verdade. Temos três concorrentes com chance de chegar à Assembleia Legislativa, Dieter Janssen, Vicente Caropreso e Fedra Konell. Os outros vão fazer menos voto que o Dieter fez para vereador. Pega a lista, tem 12 concorrendo para Assembleia Legislativa. Muitos deles já tentaram ser vereador e não conseguiram, pensam que  agora milagrosamente vão ser deputado?”.

O mesmo tom Pavanello utiliza para falar sobre os candidatos a deputado federal. Diz que Carlos Chiodini (MDB) merece ser valorizado, que tem tudo para ser um dos mais votados no Estado, mas que sair com um bom resultado na sua terra natal daria mais prestígio à região.

“O povo também é complicado. Gosta de falar mal de político. Mas nenhum dos deputados que tivemos na história esteve envolvido com qualquer coisa errada. Também tem o que vota em candidato de fora, mas aí quando precisa dos hospitais, das estradas, da escola pública, reclama”, critica.

Para Carione Pavanello é hora de defender o voto útil “para que as pessoas não joguem o voto fora”. “Duzentos votos, mil, três mil votos podem ser a diferença entre a gente ter representatividade ou não”.

Pode ser golpe

A Prefeitura de Jaraguá do Sul divulgou nota esclarecendo que não há nenhum serviço de contato do Município para oferecer espaço de divulgação em seu portal de internet. Quem receber ligação de alguém oferecendo o serviço e cobrando por ele, deve denunciar.

A Prefeitura dispõe espaço para divulgação de estabelecimentos voltados à gastronomia, hospedagem e compras, na página de Turismo, mas o serviço não é cobrado.

SC-108 volta a ser alvo de críticas

Motoristas que trafegam pela SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, continuam reclamando das más condições do trecho. A principal queixa é sobre os buracos, que estão tomando conta da pista.

O desnivelamento da rodovia, que acaba gerando poças de água quando chove, é ponto negativo apontado por quem passa no local. Motoristas também relatam que o estado da SC-108 já está causando prejuízos aos veículos, como danificações nos pneus e no aro das motocicletas.

Praça em obras

O prefeito de Guaramirim, Luis Antonio Chiodini (PP), celebra o início das obras na Praça Serafim José dos Santos (Praça das Figueiras), no bairro Guamiranga. O local, que abriga uma figueira centenária e é ponto de lazer para muitas famílias, passará por uma reforma completa orçada em aproximadamente R$ 152 mil.

Chiodini procurou a parceria com empresas da região que se disponibilizaram a fazer doações, entre materiais para construção e equipamentos para a praça, e assim colaborar para a renovação do espaço.

A praça é o principal ponto turístico do bairro e sua reforma e revitalização era reivindicação dos moradores.

Kassner apresenta projetos de inclusão

Prefeito em exercício, o vereador Anderson Kassner (PP) não economizou na elaboração de projetos que visam a inclusão de pessoas com deficiência. Na manhã desta sexta-feira (28), Kassner anunciou a elaboração de três projetos que devem passar pela Câmara de Vereadores.

O primeiro trata da instituição do Setembro Branco, que deve ser incluído no calendário oficial do município e pretende conscientizar a população sobre deficiência física e mental.

O segundo estabelece prioridade de atendimento para pessoas idosas, portadores de deficiência física, gestantes e autistas, com atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, bancários e repartições públicas. O último cria a carteira de identificação do autista.

Merisio na Acijs

O candidato ao governo do Estado Gelson Merisio (PSD) participa da plenária da Acijs na próxima segunda-feira. O encontro tem início às 18h e é aberto à comunidade.

Outro suplente

Mais um suplente teve espaço na Câmara de Vereadores. Tomou posse esta semana Norbert Voigt (MDB). Ele ficará por 15 dias no lugar de Jackson José de Ávila, também do MDB, que está de licença para tratamento de saúde.

Norbert é agricultor, já participou de dois pleitos eleitorais, ficando como suplente em ambos. Na eleição passada obteve 623 votos.

Conselho de Inovação

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro, assumiu a presidência do Conselho Municipal de Inovação. O primeiro trabalho do grupo será trabalhar na elaboração de um plano municipal para a inovação, que deve ser discutido com a sociedade.

Quer receber as notícias no WhatsApp?