“SARAMPO – Atenção Jaraguá e região!”

Por: Nelson Luiz Pereira

14/10/2019 - 18:10 - Atualizada em: 14/10/2019 - 18:29

Há uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em curso no país, desde o dia 7 do corrente. O alvo inicial são crianças entre 6 meses e 4 anos, e seguirá até o dia 25. O dia D será 19. Em novembro, o foco será a faixa etária entre 20 e 29 anos. Por fim, pessoas entre 50 e 59 anos.
Dados nada animadores para uma cidade do nosso padrão, comprovam que a procura pela vacinação mostra-se tímida por aqui.

De antemão cumpre-nos salientar que nenhum cidadão pode alegar desconhecimento da lei. Portanto, pais e responsáveis, tenham consciência de que o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece normas que buscam garantir o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes. Determina como “obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

Por conseguinte, negligenciar esta obrigação é cometer um ato ilegal, passível de multas e penas. Se tal negligência acarretar, porventura, a morte da criança, o responsável poderá ser indiciado por homicídio culposo. É inadmissível que, com tanta informação disponível, motivos fúteis e rasos como: esquecimento, desconhecimento, crenças pessoais, crenças religiosas, e outras sandices, possam ainda representar tanta vulnerabilidade às crianças e adolescentes. Respeitemos a vida!