“Renego esse podium. E você?”

Por: Nelson Luiz Pereira

28/09/2020 - 17:09 - Atualizada em: 28/09/2020 - 17:52

Sim, somos o segundo Congresso mais caro do mundo. O campeão é os Estados Unidos. Até justifica, por serem a nação mais poderosa e desenvolvida do mundo, além de serem uma das democracias mais consolidadas. Mas nós somos vice, e bem longe de sermos poderosos e desenvolvidos, com um terço do PIB deles e 120 milhões de cidadãos a menos, sem contar que nossa democracia anda de arrasto. Antes que eu receba ‘patadas’ de ufanistas intoxicados, antecipo que minha crítica não é contra minha nação, mas, contra sistemas antirrepublicanos e injustos.

Estou em defesa do cidadão, onde recai a conta. E como tal, além de representante da imprensa e empresariado, sempre cobrarei e questionarei as incoerências, seja de qual for o governo. É uma piada sermos prata nesse podium. Me soa aquele típico indivíduo narciso, desfilando o último modelo de BMW, mas devendo a assinatura do jornal ou o pão com bolinho na lanchonete da esquina. Estamos na expectativa de três reformas: tributária, administrativa e política. Todas urgentes.

As duas primeiras caminham a passos lentos. A última, esqueça, e o motivo é óbvio: ninguém atira, propositadamente, no próprio pé. Você consegue imaginar redução do número de congressistas? Oras, deixemos pra lá a reforma política. Falemos da administrativa. Você imagina uma Câmara e um Senado aprovando redução de salários, auxílios e assessores? Passa por sua cabeça um intocável do STF dispensar seu exclusivo funcionário que o veste a toga e puxa a cadeira? Pare de sonhar.

Extra: a Advocacia Geral da União (AGU), tentou promover nesta semana, ao topo da carreira, a quase totalidade dos procuradores federais, com salário de R$ 27,3 mil, fora benefícios. Voltaram atrás. E não foi por vergonha hein? Essa “tentativa” é revoltante. Um amigo dos corredores do Olimpo tupiniquim, me confidenciou que a reforma administrativa caminhará, mas não afetará magistrados, parlamentares, militares e membros do Ministério Público. Você imagina o motivo? Eu te conto: é justamente onde nascem as decisões e se concentram as remunerações mais altas do funcionalismo público. Canalhice.