Resgatar e compartilhar com nossos leitores a rica história de nossa cidade e região, têm sido um trabalho fascinante. Explorar e revelar com originalidade nosso vasto acervo, desde 1919, têm nos permitido dimensionar, com maior clarividência, a jornada de um século a se completar em maio de 2019. Esta edição histórica de nº 1.223, de 13 de maio de 1944, celebrava, em especial, duas datas dignas de registro: o jubileu do OCP e o décimo aniversário da Comarca de Jaraguá do Sul. Um moderno sistema de digitalização em parceria com a Biblioteca Pública de Santa Catarina, tem nos garantido autenticidade das imagens, permitindo que o leitor absorva os conteúdos em sua totalidade.

  • Compromisso com a comunidade

Neste editorial alusivo ao jubileu, valendo-se de exame retrospectivo de consciência, o OCP prestava conta de ¼ de século à sua comunidade.

  • Porta-voz dos jaraguaenses

Depoimento assinado pelas iniciais M.T. evidenciava a importância da imprensa livre para a democracia e enaltecia a missão, influência e contribuição do OCP.

  • Uma década de Comarca

No dia 4 de abril de 1934, o Decreto Estadual n. 569 criava a Comarca de Jaraguá do Sul. A instalação ocorreu um mês e seis dias depois, em 10 de maio de 1934. Importante observar que o processo de industrialização se inicia após a criação da Comarca, nesta ordem: Duas Rodas (1935), Urbano (1960), WEG (1961), Marisol (1964), Choco Leite (1966), Malwee (1968), entre outras.

  • O fim anunciado do nazi-fascismo

A marcha final dos aliados para derrotar o nazi-fascismo é retratada com riqueza de detalhes nessa matéria. A 2ª guerra se aproximava do fim. Confira.