“Professores são vagalumes alquimistas”

Por: Nelson Luiz Pereira

17/10/2021 - 20:10 - Atualizada em: 18/10/2021 - 10:22

Sempre associei Professores à vagalumes. Os vejo como seres luminescentes pirilampeando nas trevas dos educandos. Só eles brilham no escuro por emitirem luz própria. Só seu lume orienta o cume. Conhecimento é seu único volume que assume por costume. Mas também os vejo com o olhar de Deepak Chopra: “um professor que o ensine a transformar-se numa pessoa livre e plena de amor é, e sempre foi, por definição, um alquimista.” Sexta- feira (15), foi um dos dias mais especiais do ano. O Brasil inteiro, efusivamente, celebrou o dia do Professor.

As infindáveis mensagens advindas de todas as esferas do poder público e da sociedade civil, congestionaram as redes sociais. A Nação literalmente parou para prestar homenagem a esses ‘alumiadores’ de vidas humanas. Só que não. Foi só um lampejo de minha imaginação. Se eles mereciam? Óbvio que mereciam… só que não estão no Japão. Na verdade, esses vagalumes alquimistas detestam holofotes. Não é da natureza deles. No entanto, a homenagem mais significativa e digna, emana do próprio meio deles.

Óbvio que essa notícia não viralizaria, pois não interessa à massa e, tampouco, ao establishment, mas, em respeito e admiração aos Professores, deixarei aqui registrada para os anais da história. O Professor Greiton Toledo de Azevedo, de Goiás, é o único brasileiro entre os 50 finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2021, considerado o Nobel da Educação, cujo resultado sairá em novembro. Greiton já é um vencedor por ser um finalista entre os mais de 8 mil profissionais de 121 países.

Esse cientista, doutorando e professor de matemática, que sempre estudou em escolas públicas, pirilampeia muito. Só um vagalume alquimista como ele, é capaz de ensinar matemática estimulando seus alunos a pensarem como cientistas e a criarem jogos e atividades sustentáveis que ajudem no tratamento da doença de Parkinson, ou seja, impactando e transformando a realidade.

Percebo que esses apaixonados e malucos sonhadores, combatentes do obscurantismo, nutrem algumas características em comum: i) são inquietos com suas práticas; ii) transformam seus alunos em protagonistas da aprendizagem; iii) ensinam a pensar; iv) acreditam na humanidade; v) sabem que só a Educação transforma uma nação. Greiton, você me representa, e em seu nome saúdo todos os Professores. Vocês emanam esperança.