“Empreendedorismo inovador regerá o futuro”

Por: Nelson Luiz Pereira

04/03/2020 - 20:03

A identidade empreendedora que caracteriza Jaraguá do Sul, lhe confere maior poder de adaptabilidade aos novos tempos. O processo de inovação na nova economia digital, passa a ser regido pelo dinamismo das ideias empreendedoras convertidas em tecnologias. Neste contexto, a orientação estratégica do nosso município é se converter, gradativamente, em importante polo de inovação empreendedora, em meio ao ecossistema das tecnologias. Forças propulsoras como JaraguáTec, Novale Hub e Spin, já possuem expertise, estrutura e caminhada em processos de incubação e aceleração para conversão de conhecimento em novos produtos, soluções, processos e serviços.

Como em todo terreno fértil, bons frutos nascem, Jaraguá acaba de ser contemplado com o programa “Nascer”, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Dez projetos aprovados para a mentoria do programa, abrangem uma diversidade de soluções como: aplicativos para serviços, materiais sintéticos, equipamento solar para veículos, roupas sustentáveis, entre outros.

As novas demandas que surgem a cada nascer do sol, exigem um novo paradigma de empreendedorismo. Esse modelo que se desvenda, requer criatividade, colaboração, empatia, visão holística do mundo, além de capacidade analítica do mercado, compreensão das transformações sociais e, consequentemente, dos constantes desafios de marketing.

Não se pode ignorar, entretanto, que as inúmeras oportunidades desse mundo tecnológico, geradas pela dinâmica de converter ideias em produtos e soluções, impõem um desafio preponderante aos empreendedores visionários: como as inovações tecnológicas podem colaborar para o desenvolvimento sustentável? Ou seja, como fazer da inovação uma aliada da sustentabilidade?