“Coronavírus: os aplausos vão para o comando de frente!”

Por: Nelson Luiz Pereira

23/03/2020 - 08:03 - Atualizada em: 23/03/2020 - 08:41

Nunca é demais ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o novo coronavírus (COVID-19) “uma ameaça sem precedentes e um inimigo comum da humanidade”. No Brasil, o Ministério da Saúde vem constantemente anunciando medidas para intensificar a vigilância, o diagnóstico e o tratamento do novo coronavírus.

Tal qual os efeitos de uma guerra, ele é uma real ameaça à vida, à saúde, às instituições, à liberdade, à economia e ao emprego. O enfrentamento desse inimigo exige ações firmes e objetivas, harmonizadas com comprometimento, responsabilidade, disciplina e unidade social. Num estado de guerra todos são conclamados a contribuir, e qualquer contribuição pode fazer a diferença.

Pode soar paradoxal, mas, nesse momento circunstancial, não ir ao campo de batalha, mantendo-se isolado, representa uma grande contribuição. Isto porque aliviará a carga do comando de frente em ação, essencial para garantir a subsistência da maioria. A formação desse bravo comando, é constituída pelos profissionais da saúde, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, imprensa e, pelo senso de cidadania e solidariedade do empresariado jaraguaense, sempre comprometido em contribuir com a qualidade e funcionalidade da estrutura hospitalar. Esse comando de frente é digno de aplausos.

Somos, por essência, uma sociedade ordeira e organizada. Que possamos, então, converter esse diferencial, em força e resistência inteligente. Certamente, com tal atitude, minimizaremos os impactos desta pandemia, e nos reergueremos mais fortes e sábios.