“Vulvodínia”

Por: Marcelo Langer

02/07/2015 - 11:07 - Atualizada em: 02/07/2021 - 14:27

Hoje vamos falar desse palavrão aí: a vulvodínia. Esse é um termo técnico que caracteriza o desconforto de longo prazo na região íntima. As fortes dores e a ardência na região íntima feminina podem ocorrer tanto no clitóris, nos lábios ou na entrada da vagina (tecnicamente chamada de vestíbulo) ou, ainda, em todos esses lugares ao mesmo tempo, de forma espontânea ou provocada (durante o sexo, exames ginecológicos ou exercícios físicos).

Porém é muito importante diferenciarmos as dores da região íntima para poder tratar corretamente e no caso da vulvodínia temos um trabalho um pouco mais complicado. Temos pacientes que podem permanecer com dor e sem diagnóstico por anos.

Portanto precisamos salientar que a dor na vagina pode ter vários fatores como: infecciosas (candidíase recorrente, herpes), inflamatórias (líquen escleroso, líquen plano), neoplásicas (doença de Paget, câncer de células escamosas), neurológica (neuralgia pós-herpética, compressão ou lesão de nervo, neuroma), trauma (mutilação genital feminina), iatrogênica (pós-operatório, quimioterapia, radiação, terapias locais), deficiências hormonais.

Já a vulvodínia foi definida como dor na vulva (popularmente conhecida como vagina) com duração mínima de 3 meses, sem causa clara identificável, a qual pode ter potenciais fatores associados. Trata-se de uma condição clínica complexa e multifatorial, com dor intensa que ocorre na ausência de achados infecciosos, inflamatórios, neoplásicos ou neurológicos visíveis.

O diagnóstico é de exclusão, ou seja, excluímos as outras causas e então podemos dizer que estamos diante de um caso de vulvodínia. O tratamento precisa ser feito de diversas maneiras: psicológico, fisioterapêutico e médico. Dentro do tratamento médico podemos usar a toxina botulínica (botox) e o laser vaginal, além de alguns medicamentos orais.

Ficou com dúvidas me procure nas redes sociais e me pergunte.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).