“Libido”

Por: Marcelo Langer

30/07/2015 - 10:07 - Atualizada em: 30/07/2021 - 10:22

Quando falamos sobre libido acabamos, sempre, pensando na libido sexual, porém quero te mostrar que a libido é algo muito maior e mais abrangente. Segundo Freud, a libido é a energia aproveitável para os instintos de vida e temos uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais. Ela apresenta uma característica importante que é a sua mobilidade ou a facilidade de alternar entre uma área de atenção para outra.

Como exemplo vou falar sobre a libido de um bebê: o instinto dele é comer e dormir, isso dá satisfação e prazer para ele. Portanto podemos dizer que se alimentar, ou seja, mamar é a libido do bebê.

Voltando a libido sexual do adulto: agora podemos entender porque a libido da mulher pode estar mais baixa em algum período ou fase da vida. Sabemos que essa é uma questão que depende de vários fatores, porém um deles é aquele que Freud nos ensinou. Temos a facilidade de alternar facilmente a libido de uma área para outra. Para ficar mais fácil entender posso dizer que dependendo da nossa fase de vida nós escolhemos prioridades em nosso dia-a-dia, portanto se você acha que sua libido sexual diminuiu, pense na sua rotina diária e tente descobrir se você está priorizando o sexo na vida ou priorizando várias outras coisas e deixando o sexo para bem depois.

Gosto sempre de falar que o sexo começa na cabeça, ele é uma construção diária e deve ser alimentado todos os dias. Fazendo uma analogia com a academia: se você parar de ir você irá perder músculos e ganhar gordura. Ou seja, se você parar de pensar e alimentar o sexo e sua relação com o parceiro, seu corpo não ficará disposto para essa atividade.

Os demais fatores que influenciam sua libido podem ser hormonais ou por alguma desordem na sua região íntima.

Ficou com dúvidas ou curiosidade, me procure nas redes sociais que eu te ajudo.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).