“Atrofia da região íntima feminina”

A atrofia vaginal geralmente é decorrente da diminuição de um hormônio feminino chamado estrogênio. Ela se caracteriza por uma diminuição de células na camada mais externa da “pele” da vagina.

Essa condição traz alguns sintomas desagradáveis para as mulheres, são eles: dor e/ou sangramento na relação sexual, pouca ou nenhuma lubrificação vaginal, coceiras, corrimentos, incontinência urinária, diminuição da libido e, em algumas mulheres, até vaginismo pode se desenvolver.

Vaginismo é a contração involuntária, ou seja, inconsciente da musculatura vaginal que causa dor na relação e geralmente impede a mulher de manter atividade sexual.

As consequências de tudo isso podem ser drásticas, pois a mulher pode desenvolver doenças psicológicas, atrapalhar a convivência conjugal ou ainda causar a separação do casal.

E quem pode ser acometido por essa enfermidade? Qualquer mulher que já tenha iniciado sua vida sexual. É uma situação mais comum em mulheres de meia idade ou pós menopausa, porém mulheres jovens também podem apresentar tais alterações devido algumas situações específicas como tratamentos para câncer de mama, estresses, nervosismo, ansiedade, doenças hormonais.

Uma das opções de tratamento da atrofia vaginal é simples e pode ser feita em consultório, sem dor. O laser monalisa estimula o organismo a produzir mais células e substâncias locais que ajudam a melhorar todos esses sintomas. Consulte seu médico!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).