“A importância da educação sexual”

Por: Marcelo Langer

16/07/2015 - 13:07 - Atualizada em: 16/07/2021 - 13:33

Bom pessoal, ao meu ver, hoje vou falar de um tema que pode ser polêmico. Em um primeiro momento esse assunto pode parecer simples, porém, vamos pensar um pouco. O que é virgindade? Essa resposta é fácil né? Virgindade é o termo usado para pessoas que ainda não tiveram relação sexual. Correto, mas agora podemos ter algumas dúvidas.

Por muito tempo esse termo esteve ligado, no universo feminino, com a presença de uma membrana na vagina que deveria estar íntegra para que a mulher fosse considerada virgem. Essa membrana se chama hímen. Porém o hímen pode se apresentar de diversas formas, são elas: anular, septado, cribiforme e complacente. No caso deste último tipo a mulher possivelmente irá manter seu hímen íntegro durante toda vida dela, mesmo que ela tenha vida sexual ativa, pois ele é como se fosse um elástico (durante a relação ele estica, depois volta).

Outro fator que pode nos confundir ou ser motivo de discórdia é a questão dos diversos tipos de relações sexuais possíveis que existem. Se um casal jovem que está se conhecendo tiver a oportunidade de trocarem carícias mais íntimas e os dois chegarem ao orgasmo porém sem penetração. Essa situação é uma relação sexual porém o hímen continua lá, ou seja, esse casal ainda é virgem ou não é mais virgem? Nos casos de mulheres que praticam atividade sexual homoafetivas sem brinquedos sexuais, sem penetração, elas são consideradas virgens?

Com poucos e simples exemplos, talvez, eu consegui dar um nó na sua cabeça. E isso é incompreensível pois infelizmente nós não temos (na maioria do casos) educação sexual desde a infância, vivemos ainda em uma sociedade machista e culturalmente envergonhada quando se trata do assunto sexologia.

Portanto preciso dizer que a virgindade pode ter diversas definições, dependendo da sua cultura, biologia e sociedade onde vive. E mais importante do que isso, devemos nos conscientizar de que o sexo é tão normal como se alimentar ou dormir e não deveria ser um tabu conversar e se educar em relação a ele. Como tudo na vida se conheça, se dê prazer, se permita, converse, busque estudar e aprender cada vez mais. Todos nós temos o direito de ter prazer e sermos felizes.

Se você ficou com dúvidas, deixe sua pergunta ou me procure nas redes sociais.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).