“Dívidas na empresa? Como dar a volta por cima”

Rafael Maffezzolli - Diretor executivo na Maffezzolli & Consultores Associados

Por: Maffezzolli Consultores Associados

18/08/2021 - 15:08 - Atualizada em: 18/08/2021 - 15:29

Por diversas vezes encontramos empresas em meio a um monte de dívidas. Empréstimos e credores que não conseguem serem pagos e lá se vai em busca de outro empréstimo para cobrir as parcelas do mês. E, dia a dia, a empresa vai caindo dentro de um buraco negro que parece não ter volta. Isso é mais comum do que imaginamos. Infelizmente.

Quando recebemos empresas nessa situação, o primeiro passo é verificar se as operações da empresa são viáveis. Uma análise do lucro bruto e margem de contribuição dos produtos é fundamental para sanar os problemas de se produzir ou vender produtos que não contribuem com o resultado esperado da empresa. Como segundo passo, uma revisão das despesas da empresa se torna imprescindível, para avaliar se o faturamento atual é o suficiente com as despesas do negócio, e onde podemos enxugar sem perder performance. Daí sim temos o resultado da empresa que vai contribuir para o pagamento das dívidas. Se mesmo assim ainda não for o suficiente, um reperfilamento do endividamento será necessário, onde alonga-se o prazo de pagamento e reduz o desembolso de pagamentos, dessa forma adequando a geração de caixa que a empresa possui das suas operações.

Muitos empresários se desesperam e acabam cometendo erros “grotescos” por se sentirem pressionados. Nesse momento é fundamental que haja uma orientação e principalmente comunicação junto a todos os credores, sendo que para que os pagamentos sejam feitos, as operações têm que continuar e darem resultado.

Por Rafael Maffezzolli, consultor especialista em Turnaround Management Membro da Turnaround Management Association (TMA) Diretor executivo na Maffezzolli & Consultores Associados

Onde encontrar

A Maffezzolli & Consultores Associados atende reuniões empresariais exclusivamente no CoolWorking na rua Augusto Mielke, 120 – bairro Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: (47) 99115-9091 ou e-mail: contato@maffezzolliconsultores.com

Fique por dentro das novidades pelo Instagram @maffezzolli.consultores.