Vida boa ou infeliz? – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

19/10/2022 - 05:10

Muita gente anda rangendo dentes: – Ai, que vida infeliz! – Ai, que vida chata! E assim por diante. Muita gente nessa barca. Por que dizem isso se nunca antes na História tantas foram as possibilidades de as pessoas crescerem, tanto do ponto de vista da liberdade quanto da construção de suas vidas em escolas ou no trabalho? Aí é que está. Não vemos, por cegueira existencial ou burrice, que a vida outra coisa não é senão o que fazemos todos os dias. Agora, a pergunta: – E quem é que nos obriga a fazer todos os dias as mesmas coisas e do mesmo jeito?

Bolas, ninguém. Nós é que nos atolamos nas repetições, nos enfados, e não movemos uma palha para mudar o disco repetitivo das rotinas. Rotinas criadas por nós. Ninguém nos impõe nada, nós é que criamos o roteiro do nosso dia a dia. Junte-se a isso o fato de que, mais das vezes, fazemos aquilo de que não gostamos, trabalhamos só pelo salário. E estou cansado de dizer que quem trabalha só pelo salário, ganhe o que ganhar, será sempre mal pago. Quando mudamos alguma coisa na vida, mudamos nos pensamentos e nas “obrigações”.

Obrigações que não significam corda no pescoço. Falo por mim nessa questão. Desde que abri os olhos para a vida, lá pelos 13 anos, decidi pelo rádio, e no rádio fiquei por muitos e muitos anos. Depois veio a televisão e logo depois os jornais. Tive propostas de todo tipo para mudar de rumo, desde convites graúdos para a área política a empresas de vários tipos, funções bem alheias ao jornalismo. Agradeci a todos, fiz voto de pobreza como um sacerdote. Do jornalismo não arredo pé.

Neste meu caso, a rotina me é uma diversão porque gosto dela, tempero-a do meu jeito. As notícias, os fatos de toda sorte, não param quietas e é preciso estar atento, mas isso se me afigura prazer. No mais, quando dizemos, ou alguém diz, ah, que vida infeliz, que vida triste, é preciso que a pessoa acorde. Ela é que está produzindo a rotina/tédio de sua vida. A vida não é o que parece do “lado de fora”, a vida é o que fazemos dela pelo “lado de dentro”.

VENENOS

Sentir fome e comer é felicidade, um prato cheio do que gostamos é um pedaço do céu na terra, mas… Ouça o que diz um membro da ONU sobre alimentos no Brasil – “Para café e cana-de-açúcar o Brasil permite níveis de agrotóxicos 10 vezes superiores aos da União Europeia; para a soja, são 50 vezes os da EU. Para maçãs e brócolis, 200 vezes os da EU. Para alface, 600 vezes…”. Quer dizer, um crime impune, sem fiscalizações. Venenos liberados.

DECISÃO

Quando saímos para passear no campo, numa área aberta qualquer, olhamos para o horizonte e vemos a terra juntando-se ao céu, não é verdade? Os dois se fundem e se confundem. Ora, se é assim, então fica por nossa conta decidir viver na terra ou no céu, claro, num sentido figurado. Tudo depende da cabeça das pessoas, o bem e o mal, o céu ou o inferno. Estou pensando…

FALTA DIZER

Engraçado, quando um funcionário está incomodado com um chefe, quer a demissão desse chefe. Quando alguém lhe é antipático, quer que esse alguém morra… Quando o time da pessoa perde duas ou três, quer a demissão do treinador. E por que a pessoa não faz isso com ela mesma quando não presta? E ela sabe que não presta..