“Um sinal”

Por: Luiz Carlos Prates

05/11/2018 - 11:11 - Atualizada em: 05/11/2018 - 11:35

Tenho uma boa para lhe dizer, ouça: – “Nem sempre as pessoas mais sábias oferecem os melhores conselhos. Às vezes, acontece de você ouvir o necessário por meio da boca de pessoas que, normalmente, nem mereceriam sua atenção. O universo fala em qualquer lugar”.

E aí, gostou? Bela sentença, mas… não é minha. É do meu horóscopo de Aquário, dia destes. Mas serve para qualquer dia, os horóscopos são hoje muito mais aconselhamentos psicológicos do que investidas sobre o futuro incerto, futuro, aliás, que a ninguém foi dado ver, segundo dizem muitos livros religiosos…

Então, vamos pensar um pouco sobre essa sentença do meu Aquário, mas que serve para você, para qualquer signo.

Quem não sabe que uma pessoa simples pode ter uma orientação de vida para nós que nem Freud poderia ter pensado? E toda vez que falo disso, lembro de uma frase instigante – psicografada por Chico Xavier no livro Pérolas do Além.

Um espírito dizia, pela caneta do Chico, que – “Cada um de nós abrange a paisagem de acordo com o degrau em que se encontra na escada evolutiva”. Irretocável, a frase. Claro, você sabe que os espiritas acreditam na evolução do espírito, uma evolução continuada até à luz.

E essa escada evolutiva de que fala o Chico Xavier na psicografia nada tem a ver com escolaridade, diplomas, saldo bancário, nomes de família, nada; tem a ver com “espírito avançado ou não…”.

Um mendigo nos pode dar um bom conselho. E acho que dizendo isso, digo o resumo da ópera. Falta dizer que a frase – “O universo fala em qualquer lugar”, faz-me também lembrar do Paulo Coelho.

O Paulo nos livros que escreveu fala muito em “sinais”, a vida, o universo nos manda sinais o tempo todo, o diacho é saber lê-los, entendê-los e não confundir com desejos. Desejando alguma coisa, tendemos a ver essa coisa em muitas situações, não é o caso. Os sinais são sutis, mas… tão luzidios e incontestáveis que nos fazem coçar o queixo: de onde veio esse sinal, quem o mandou, por quê…?

As perguntas se confundem com o universo, mas estão o tempo todo por perto de nós, e disso resulta que “iluminação” é uma possibilidade humana, mas… As mentes ainda muito “lá embaixo” na escada evolutiva, nada percebem, só se queixam, culpam os outros e se acham injustiçadas.

Li o horóscopo e saí olhando para os lados, buscando um “sinal”.

Espíritos 

Falei acima sobre “escada evolutiva”? Mas podia ter falado sobre vadiagem. Temos pelas ruas de nossas cidades, Florianópolis nem se fala, multidões de mendigos, moradores de rua… Aí aparece uma Prefeitura e oferece cursos e treinamentos profissionais para o pessoal, tudo de graça, mas… bem poucos aceitam. Dizer o quê dos que não se interessam? Espíritos atrasados ou de porco? Ou quem sabe vadios mesmo?

Azul

E aí, companheiro, já vestiste o azul neste mês de novembro?  As mulheres vestiram-se de rosa no mês de outubro, cuidaram ruidosamente das mamas. Chegou o novembro azul, a vez dos homens de dar uma olhada na próstata. Os machões vão deixando para lá, ora já se viu… Sim, mas fazem o que quando o bicho pega? Gemem ou é tarde. À coragem, companheiros!

Falta dizer

Hipócrates, o grego, é considerado o Pai da Medicina, então tá! Uma das frases de Hipócrates que nos chegou até hoje diz que: – “O melhor método de prolongar a vida é trabalhar”. A razão? O trabalho distrai, afasta a consciência da finitude, confere-nos dignidade e nos enobrece. Bah, chega! O difícil, Hipócrates, é convencer os vadios.