“Somos o que pensamos” – Leia a coluna do Prates desta sexta-feira (6)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

06/03/2020 - 10:03 - Atualizada em: 29/04/2020 - 13:34

Eu ia por uma calçada, rumo a um shopping, e o vi na outra calçada. Um velho amigo, ex-jornalista, vou chamá-lo de João, mas não é João o nome dele. Vi-o e lhe dei um assobio, – “Vamos tomar um café!”. Ele atravessou a rua e aceitou o café, no shopping.

– E aí, como vão às coisas, tudo bem? Foi minha pergunta sem graça, aquela que fazemos em início de encontros. – “Não, Prates, não vai tudo bem, ando de crista baixa, olha, te digo que até ando depressivo mesmo…”.

Atrevi-me a perguntar o que houve e… Surpresa. Meu amigo não tinha uma “unha encravada”, um problema de tirar o sono, ele andava simplesmente sem graça. Foi o suficiente para que o café se transformasse em três ou quatro…

No resumo, como disse, meu amigo não tinha um “problema”, andava sem graça porque andava pensando sem graça, andava negativo sobre o cotidiano dele e sobre a vida, por extensão. E aqui, leitora, chegamos mais uma vez ao ponto. Somos o que pensamos.

Olhe, conheço inúmeras jovens/grávidas modernas que se cuidam como loucas enquanto esperam pelo parto, fazem exames, evitam isso, evitam aquilo tudo para não prejudicar o bebê que vai nascer. Só que elas esquecem que seus modos de pensar é o que mais influi sobre o psiquismo da futura filha/o.

Essas mães “modernas” podem se cuidar como for por fora, mas não escaparão de sentenciar ao cadafalso a futura filha ou filho a partir do modo como pensam. Todos nós, quando saímos do ventre materno, saímos com os ranços da mamãe, ninguém escapa, ninguém.

Meu amigo vai continuar depressivo se continuar pensando para baixo, pô. É milenar a psicologia budista que diz que “todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente”.

Encurtando a conversa, felicidade não passa de um modo de pensar. Vítimas de crimes de guerra, pessoas que passaram por atrocidades sobreviveram porque alimentaram a mente com pensamentos de esperança e liberdade… Se você agora estiver para baixo, leitora, bah, que vergonha de dizer isso, mude seus pensamentos e você vai conhecer o sol da alegria. Depende só de você.

Atração

Há quem diga que ela é implacável, a Lei da Atração. Essa lei resulta do modo como pensamos. Muitos, todavia, dizem que pensam em ficar ricos e continuam pobres. Mas aí é que está, o pensamento não pode dispensar as raízes do crédito, não pode ser um mero desejo, tem que ser algo que envolva as vísceras. Vale muito para os pensamentos negativos, pensou, pensou, atraiu. Já eu pensei, pensei que você ia me ler…

Roteiro

Você tem um hábito de que não gosta e não consegue se livrar? Três degraus para a superação. Primeiro: acreditar que a mudança é importante; segundo, você precisa acreditar que só você pode fazer essa mudança, e terceiro: acreditar que a mudança é possível. Pondo em ação esse roteiro, você vai ser outra pessoa, para melhor.

Falta dizer

A repórter de uma tevê, em Brasília, apareceu num telejornal com duas unhas pintadas, as outras com pinturas descascadas e outras sem nada de pintura… Quer dizer, uma langanha. Se ela não se dá conta do molambo que é, alguém “de cima” tem que lembrar a mocinha da necessidade de aparecer impecável no vídeo. Chega de desmazelos, chega de “zorra” nas telas. Empregados têm que saber disso.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul