Se ninguém disser…

Por: Luiz Carlos Prates

07/02/2017 - 08:02 - Atualizada em: 07/02/2017 - 08:24

S im, se ninguém disser, muitos pais vão continuar como são, a dizer bobagens. Uma das frases, por exemplo, que mais me irritam é ouvir do pai ou da mãe que o filho ou a filha é muito inteligente, ou simplesmente inteligente. É uma frase cretina, sem deixar de ser, é claro, uma propaganda indireta dos pais, afinal, se os filhos são inteligentes eles têm a quem puxar, pois não? Trouxas.

Ninguém é inteligente se não tiver boa reserva de conhecimentos na memória. Sem isso, o que há é histrionismo, caretas, tolices de crianças ou adultos paspalhos. Nunca inteligência.

E digo isso ao lembrar de uma cena da novela Sol Nascente, que vi dia destes. Um pai entra num barzinho e encontra o filho, adolescente, com a namorada e amigos. O pai vai até o filho e diz a ele que ele devia estar estudando, que o Vestibular vem aí… A namoradinha passa a mão no rosto do frangote e diz ao pai dele: – “Ele vai passar, não se preocupe, ele é inteligente”!

Frase de novela, você pode dizer. É, mas a novela tira essas frases da realidade. Ocorre que ninguém passa em Vestibular ou no que quer que seja se não tiver “fundos” na memória, bons conhecimentos. A coisa funciona como dinheiro no banco: sem depósitos prévios não poderá haver saques na hora da necessidade. Vale o mesmo para a memória.

Se o sujeito não estudar, não acumular conhecimentos na memória, seja para o que for e no que for, não vai passar nas provas nem ter sucesso no trabalho. É preciso que todos os dias, todos, eu disse, o jovem estude, leia, pesquise, se informe por todos os meios, tenha, enfim, um interesse bem focado nos seus estudos ou trabalho.

Só assim vai dispor dos recursos mnemônicos de que precisará para vencer as provas ou realizar seu trabalho, se for o caso. E aí, sim, será “inteligente”. A tal inteligência busca recursos, encontra “inspirações”, tem lampejos de sabedoria a partir dos conhecimentos previamente depositados na memória.

É bom não esquecer que não há ideias inatas, o que está no intelecto passou antes pelos sentidos. Sem essa de ser inteligente sem estudar, ler, pesquisar, ter interesses, enfim.

Com a memória enriquecida por saberes buscados e continuados, ah, então pode-se dizer que fulano ou beltrana é inteligente, mas eu prefiro dizer que é pessoa preparada. Inteligente só o Espírito Santo.