“Roteiro do sucesso: saiba exatamente que roupa vestir”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

08/05/2019 - 07:05 - Atualizada em: 08/05/2019 - 07:45

Duas de nossas mais importantes ações na vida não nos exigem nenhum tipo de habilitação. Do que falo? De fazer um filho e de casar.

Fazer um filho é mais fácil que atravessar a rua, dependendo do horário é-nos quase impossível atravessar a rua, mas para fazer um filho basta dar umas voltas por aí… E para casar é a mesma coisa.

Dois “estranhos” se juntam e… Tudo pode acontecer. Estranhos, sim, porque só o convívio, bom tempo de convívio, pode revelar o caráter, a verdadeira personalidade dos amantes, dos cônjuges, dos amigos. E se digo o que estou dizendo é porque acabo de ler “Cinco dicas para boa impressão numa entrevista de emprego”.

Segundo especialistas, o roteiro do “sucesso” numa entrevista é simples. O primeiro passo é – “Sorria de maneira autêntica”. Mas eu pergunto: como é sorrir de maneira autêntica? Mais das vezes, forçamos o sorriso, sorrimos para ser corteses ou dissimulados. Sorrir com autenticidade exige segurança pessoal, virtude de pouca gente.

O segundo passo, sugerido, para o sucesso numa entrevista de emprego é – “Firme seu aperto de mão”. Outra vez, discuto. Faz tempo que li uma entrevista de um psicólogo alemão que dizia que, por pesquisas, se ficou sabendo que quem dá apertos de mão quase asfixiantes num encontro são pessoas fracas, inseguras, querem impressionar pelo aperto de mão. Apertar muito firmemente a mão alheia é traço de babaquice…

O terceiro conselho é – “Saiba exatamente que roupa vestir”. Bah, aqui a maioria é reprovada, mas nunca vai saber da razão. São jovens, mais das vezes, atirados, tatuados, com adereços indevidos e nem aí para a importância da “embalagem” humana, o que revela irresponsabilidade ou ignorância mesmo…

E a quinta dica é – “Mantenha-se firme”. Mas o que é manter-se firme? Como se manter firme quando a pessoa não se garante, quando vê o entrevistador num trono, quando pensa que sua vida depende dos outros? Manter-se firme é atitude natural nos que se garantem, nos que não tremem diante do que desejam como trabalho ou emprego. De outro modo, impossível.

Mas eu tinha falando em casamentos, não é mesmo? Tudo o que foi dito sobre a entrevista de emprego deveria valer para as avaliações entre as pessoas antes de juntarem os panos. Poucos, depois disso, casariam. Difícil achar quem valha a pena tanto para um trabalho quanto para os casamentos. Credo!

Descaro

Uma jovem apresentadora de um canal de televisão de vendas por internet, elogiava equipamentos de banho e economia de água. E contava que o namorado dela fica muito tempo no banho, que ele gasta muita água no banheiro, e dava detalhes de tudo. Como é que ela sabe dos ritos do “namorado” no banheiro? Desde quando “namoradas” entram no banheiro dos “fraldas-úmidas”? Que despudor. Mas ela não está só…

 

Sonhos

Folhando páginas, encontrei esta frase: – “Se podes sonhar, podes realizar o teu sonho”. Discutível. A maioria que anda por aí tem sonhos, mas… não tira as mãos do bolso. Lutar, nadar contra as correntezas da vida, ah, isso é para poucos. Depois os frouxos se queixam da sorte, a sorte não tem nada a ver com isso. Ou muito suor e fé ou nada feito. A fila dos frouxos é enorme.

 

Falta dizer

Sim, é bom não esquecer: felicidade não se compra nem se vende. Felicidade se adota. Faça isso com um cãozinho. Comprá-lo, nunca. Há maravilhosos cãezinhos de todas as idades esperando pela felicidade junto com você, e você sendo feliz com eles. Adotar é tudo. Ou você compraria um amor?