Quem avisa… – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

04/11/2022 - 05:11 - Atualizada em: 04/11/2022 - 07:43

Quem oferece um “produto” ao mercado ouve de tudo um pouco. De elogios a críticas ásperas, mas… Faz parte do jogo. Eu ofereço esse produto há muitos anos. Meu produto é o cotidiano das ações humanas. As pessoas me passam a “matéria-prima” dos meus assuntos.

Sem essa matéria-prima eu ficaria a falar do vento… Sim, é verdade, acabo falando dos ventos, dos ventos e ventanias do comportamento humano. E que quase todos os dias alguém me passa um recado. E um dos mais comuns é mais ou menos assim: – “Pô, cara, para de perder tempo falando sobre mulheres, deixa elas em paz”! Difícil.

Sei, por exemplo, que as mulheres ainda carregam com elas, em baita maioria, o sentimento de nulidade existencial se não casarem. Aliás, dizendo isso, lembro-me de uma ex-BBB que conversando com amigas disse sem pejo: – “Se você não vai atrás, fica para titia, melhor é tentar do que se arrepender”. A “moça” disse uma bobagem.

A estonteante maioria das mulheres que casam vai, sim, se arrepender. Bah, se arrepender de perder os cabelos. Por outro lado, vivemos numa sociedade machista, por culpa básica das próprias mulheres, elas mesmas cochicham entre si sobre as “amigas” solteiras: – “Hummm, aí tem, ela está esse tempo todo sozinha…”!

Mas como sou um bisbilhoteiro da condição humana e tento, tanto quanto possível, conversar com minhas amigas, conhecidas ou desconhecidas, vou continuar mandando recados. O mais imediato dos recados eu costumo mandar desde que nasci para a comunicação, vamos lá: – “Gurias, estudem, cresçam, descubram o trabalho, a ciência ou a arte de que gostam, qualifiquem-se até branquear os cabelos, construam suas independências financeiras e…”.

Quando não precisarem de ninguém para nada do ponto de vista da liberdade e das materialidades, ah, aí sim, se lhe aparecer um “príncipe” pela frente, pensem. Pode dar certo? Hummmm… Antes dessa preparação indispensável e sensata, liberdade e independência, só uma louca para casar com os “príncipes” que andam por aí…

O ditado é velho, mas pouco respeitado, aquele que diz que “É melhor estar só do que mal acompanhado”. Já ouvi de tudo um pouco contra esse ditado e não gosto quando alguém diz, em sentido contrário, “Gosto de pagar para ver”. Vais acabar pagando um psicoterapeuta, isso sim…

EDUCAÇÃO

Há uns virulentos por aí que são contra a “Escola Sem Partidos”. Pois eu digo que qualquer que seja o “Partido” da escola ou dos professores isso produz condicionamentos indevidos nos jovens imaturos. Ensinar Educação Moral e Cívica sim, sem distorções éticas. Vale o mesmo para as pressões e desastrosos condicionamentos religiosos. Condicionamentos danosos matam.

BOBÃO

Ele é todo metido, empresário, rico, apresentador eventual na televisão, um saco-vazio… Dia destes, ele estava no programa do Faustão, a esposa bem mais jovem, ao lado. Lá pelas tantas, o bobão disse que o Faustão não devia gostar de casamento, afinal estava casado há muito tempo e com a mesma mulher, já ele, o bobão, disse gostar muito de casamentos, já teve cinco… E a mulher, quieta. E para arrematar, disse não acreditar em amor eterno. E a mulher, quieta… Era de levantar e deixar o estúpido ali mesmo. Fala se queres que te conheça, bocó!

FALTA DIZER

Você quer viver bem ou, melhor que tudo, envelhecer bem? Então, corte de sua vida as duas palavras: Sempre e Nunca. – “Sempre fiz assim” – “Nunca vou fazer isso”. São duas expressões burras e limitantes para uma vida melhor, mudar faz parte de uma vida melhor. Alguém perfeito? Não nasceu até hoje. Ninguém